DestaqueSeixal

Seixal | Ouvintes da Rádio Portugal Somos Nós voltam a alegrar Natal de famílias carenciadas

Pelo quarto ano consecutivo, a Rádio Portugal Somos Nós e os seus ouvintes vão tornar mais feliz o Natal de doze famílias com a entrega de cabazes de alimentos, obtidos com a angariação de fundos que decorreu na iniciativa ‘Natal Solidário’.

“O resultado da iniciativa este ano foi, mais uma vez um sucesso, porque contámos com ajuda de várias pessoas. É uma enorme felicidade saber que os nossos ouvintes contribuem para ajudar o próximo, e é também maravilhoso ver a alegria de quem vem buscar estes cabazes por terem algo que colocar na mesa” explica Nuno Miguel, director da rádio, ao Diário do Distrito.

O resultado dos donativos, no valor de 365 euros, serviu para a compra de bens essenciais não perecíveis, que vão ajudar doze famílias a passar um Natal menos difícil. E são muitas as histórias que Nuno Miguel ouviu durante a iniciativa de angariação de fundos.

“Nos últimos tempos tenho-me apercebido que, infelizmente, há cada vez mais pessoas a enfrentar muitas dificuldades, como o caso de uma senhora que nos fez o apelo para obter roupa e calçado. Mas também vamos auxiliar uma idosa que está a ser vítima de violência doméstica pelo próprio filho, situação que já foi denunciada às autoridades, mas que com esta ajuda poderemos minimizar um pouco esse sofrimento no imediato.”

Nuno Miguel não se limita a ouvir os apelos, mas visita também algumas das pessoas para se inteirar das suas situações. “Posso dizer que muitos vivem em condições desumanas. Algumas pessoas vivem à luz de velas, porque não têm electricidade, os bombeiros é que levam água a outras, por falta de água canalizada, outras vivem em anexos atrás de fábricas.

É de partir o coração e a mim, particularmente toca-me quando são situações que envolvem crianças e idosos.”

Rede de parceiros a aumentar

Essencial em qualquer projecto de solidariedade é a rede de parcerias, algo que Nuno Miguel tem vindo a cultivar nestes quatro anos.

“Por isso é que todos os anos contamos com uma instituição diferente para apoiar. O ano passado foi a Igreja Paroquial de Fernão Ferro e este ano tive conhecimento da ADMEA – Assembleia de Deus Missão Europa, que convidei para se juntar a nós.

O objectivo é criar uma rede de parcerias e por isso, a cada ano, há uma instituição diferente com a qual trabalhamos, porque infelizmente não podemos chegar a todos. Neste momento em Fernão Ferro tivemos mais de setenta pedidos de ajuda, e é impossível que um órgão de comunicação social consiga dar respostas.”

Outro dos parceiros institucionais nesta campanha é a Junta de Freguesia de Fernão Ferro “com quem temos a pretensão de, no próximo ano, criar em parceria uma Associação de apoio a pessoas vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de solidão, idosos com carências”, adianta Nuno Miguel.

Alimentos aguardam a recolha

Ajudar ‘fora de portas’

O apoio prestado nesta iniciativa não se limita a famílias do concelho do Seixal, “até porque há casos que nos são sinalizados por amigos, como a minha amiga Ana Videira que pediu ajuda para uma família da Quinta do Conde, que irá receber um cabaz; outro cabaz irei levar pessoalmente a Sintra, e outro cabaz irá para a Amadora.

Porque a Rádio também é isto, chegarmos a todo o lado, da mesma forma que os pedidos nos chegam de muitos locais, assim como a ajuda e solidariedade.

Dou como exemplo termos um restaurante, ‘O Raul’, que de Benfica ajuda uma causa em Fernão Ferro, ou emigrantes, que de fora de Portugal quiseram contribuir através de depósitos as ajudas para comprarmos os cabazes.”

Para Nuno Miguel “esta é a magia da Rádio, que enquanto director, me deixa de coração cheio e com um enorme orgulho por poder utilizar esta ferramenta para chegar ao mundo inteiro, mas também tenho uma enorme gratidão a esta família dos que nos ouvem e que têm um coração enorme, respondendo sempre ‘Presente!’ nestas causas. É a eles que devemos todo o sucesso nesta causa tão nobre que é a solidariedade.”

Apesar dos limites de uma rádio, Nuno Miguel está confiante de que “se conseguirmos criar uma rede de parceiros, entre a Junta de Freguesia, instituições e empresas, podemos ir crescendo e dar resposta a mais pessoas, mas é muito complicado.

Enquanto Deus me der saúde e permitir, é uma iniciativa que vou continuar a fazer, porque é algo que nos enche de alegria, não o faço para promoção, reconhecimento ou publicidade, mas pela solidariedade.”

Carlos Pinto Costa e Nuno Miguel, director da Rádio Portugal Somos Nós

‘Podemos levar à mesa não apenas o alimento, mas a esperança’  

A entrega dos cabazes decorreu esta sexta-feira, 23 de Dezembro, e contou com a presença de Taty Alencar, em representação da ADMEA – Assembleia de Deus Missão Europa, que demonstrou a gratidão por esta iniciativa.

“Agora podemos levar à mesa de muitas famílias não apenas os alimentos, mas também a esperança. E contamos com a ajuda de todos, para poder estender esta ajuda no tempo.

É uma alegria muito grande, ver estas famílias levarem os seus cabazes, e que vão poder ter um almoço ou um jantar porque alguém as ajudou.”

A ADMEA já está instalada há quatro anos na Costa da Caparica, em Almada “e no próximo ano iremos abrir uma sucursal em Fernão Ferro”, explicou Taty Alencar.

“Somos uma igreja solidária, cujo lema é não ficar preso em quatro paredes. Por isso, junta-se à Rádio Portugal Somos Nós, nesta iniciativa de solidariedade, pelas famílias aqui em Fernão Ferro.

E eu tenho a certeza de que esta parceria vai ser impactante para a comunidade e para muitas famílias, porque juntos somos mais fortes.”

Taty Alencar, representante da ADEMEA


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito