DestaqueSeixal

Seixal | Festival da Liberdade celebra 50 anos do 25 de Abril

O Festival da Liberdade é já um marco no calendário de festivais de Verão, embora esta iniciativa, assumida pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, “seja construída pela juventude, para a juventude”, como referiu Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, município que recebe o Festival este ano.

Será no dia 15 de junho, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios, que o Festival da Liberdade regressa, depois do interregno em 2023, com um alargado leque de actividades, de mostra do movimento associativo juvenil, música e desportos radicais, além de debates e muito convívio, e tudo com entrada gratuita.

A apresentação do icónico Festival decorreu ao final da tarde desta quinta-feira, num Sunset no Clube Desportivo Brasileiro Rouxinol, mas em que o Sol insistiu em esconder-se.

A apresentação ficou a cargo de Sofia Martins, secretária-geral da Associação de Municípios da Região de Setúbal, que apresentou alguns dos principais pontos do programa e fez os agradecimentos às entidades parceiras: a Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Corroios, Simarsul, APSS e APL e ao Clube anfitrião.

“Preparámos um espaço nobre para todos vós, onde os jovens podem mostrar o que foram preparando, porque este Festival só faz sentido se os jovens estiverem envolvidos, num espaço onde podem partilhar debates e experiências e ideias, ao mesmo tempo valorizando a Liberdade e os valores de Abril. E essa foi desde sempre uma prova ganha.

Apenas num dia teremos mais de 250 jovens reunidos a dinamizar e organizar o Festival, que este ano também celebra os 50 anos do 25 de Abril.”

Do programa, Sofia Martins destacou, entre outros, o ‘Arte em Liberdade’, “um símbolo desta iniciativa e que mesmo em tempo de pandemia foi mantido, em moldes um pouco diferentes” e os espectáculos de jovens no Palco Carlos Paredes.

“Não foi um trabalho fácil, exigiu muito de todos, dos trabalhadores das autarquias aos jovens, mas prometemos que será um dia que ninguém que for à Quinta da Marialva vai esquecer.”

Hugo Constantino, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, também deixou um agradecimento “às forças vivas da freguesia na construção deste Festival, onde os jovens têm tido interesse e sido convidados a apresentar as suas actividades desenvolvidas ao longo do ano”.

Desejando os “maiores sucessos à organização, esperamos por vós porque Corroios é outra música”.

O extenso programa integra ainda a Festa de final de ano lectivo preparada pela Câmara Municipal do Seixal, conforme explicou Paulo Silva, que lembrou ainda “o tempo em que estive na génese deste festival, ainda sem cabelos brancos, quando há vinte anos atrás a primeira edição teve lugar neste concelho, então na Quinta da Atalaia, Amora.

Na altura, em 1994, tínhamos a ideia de criar um evento para celebrar os vinte anos do 25 de Abril. E este Festival tem-se imposto e prosseguido e, apesar do interregno em 2023, por falta de condições para a sua realização, era imperativo que voltasse a ser realizado agora nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.”

O autarca agradeceu também aos parceiros, aos jovens, à AMRS e “à vereadora Liliana Cunha, que durante vários anos também acompanhou a organização do Festival enquanto trabalhadora da AMRS e jovem.”

Sublinhando o papel dos jovens neste Festival “que é para eles e a eles o devolvemos”, Paulo Silva desejou que “tal como eu estive desse lado há trinta anos, espero que daqui a trinta anos sejam vocês que aqui estejam a apresentar este evento a outros jovens.”

O Festival é organizado pela AMRS e os municípios seus associados, em parceria com o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal, a quem cabe a definição das linhas gerais do evento, e em cada ano tem lugar num concelho diferente.

É dinamizado através de um Fórum Regional do Movimento Associativo Juvenil, composto pela AMRS, os seus municípios associados e o Movimento Associativo Juvenil.

Pode conhecer o programa completo aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito