País
Em Destaque

Seis urgências hospitalares encerradas no Ano Novo — veja como proceder antes de sair de casa

Seis serviços de urgência, incluindo Ginecologia, Pediatria e Geral, estarão encerrados hoje e no Dia de Ano Novo, afetando hospitais de norte a sul do país.

Hoje e no Dia de Ano Novo, seis serviços de urgência de Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Geral estarão encerrados, afetando hospitais em várias regiões do país. A situação exige atenção redobrada por parte dos utentes, sendo aconselhados a contactar a Linha SNS 24 antes de se dirigirem às unidades de saúde.

Conforme as escalas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) publicadas no seu portal oficial, as urgências pediátricas estão encerradas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no Hospital Distrital de Torres Vedras e no Hospital de Peniche. As urgências de Ginecologia e Obstetrícia encontram-se fechadas no Hospital de Abrantes e no Hospital Distrital das Caldas da Rainha, enquanto a urgência geral do Hospital de Peniche também não estará em funcionamento.

No Dia de Ano Novo, as alterações continuam: as urgências geral e pediátrica do Hospital de São João da Madeira estarão encerradas, mas o Hospital de Peniche reabrirá. O número total de serviços referenciados sobe de 10 (hoje) para 11 no Ano Novo, mas mantém-se um total de 188 serviços operacionais a nível nacional.

Durante os dois dias, diversos hospitais, como o Garcia de Orta, em Almada, e o São Bernardo, em Setúbal, vão atender apenas casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM) ou pela Linha SNS 24. A mesma regra aplica-se a hospitais em Lisboa, como o Santa Maria, o São Francisco Xavier e o Amadora-Sintra, além de unidades em Cascais, Braga, Leiria e no Centro Materno Infantil do Norte.

No Hospital Amadora-Sintra, a urgência pediátrica estará referenciada em horários específicos: entre as 00:00 e as 08:00 e das 20:00 às 24:00. Já no Hospital de Beja, a urgência geral funcionará com restrições no período entre as 20:00 e as 24:00 do dia 1 de janeiro.

A Direção Executiva do SNS reforça o apelo para os utentes contactarem a Linha SNS 24 antes de se deslocarem às urgências. Desde o dia 16 de dezembro, as grávidas também devem recorrer à Linha SNS Grávida antes de irem às urgências de Ginecologia e Obstetrícia. Este projeto, ainda em fase piloto, inclui 11 Unidades Locais de Saúde (ULS) na região de Lisboa e Vale do Tejo, além de hospitais como o de Gaia, o Centro Materno Infantil do Norte e o Hospital de Portalegre. A partir de janeiro, novas ULS na Península de Setúbal, como as de Almada-Seixal e Setúbal, integrarão o projeto.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito