Sesimbra

Segurança e sustentabilidade marítima reforçadas em Sesimbra com novo acordo

Um novo protocolo entre a APSS e a DGAM promete fortalecer a segurança marítima e a proteção ambiental no Porto de Sesimbra, alinhando-se visando desenvolvimento sustentável.

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) firmou esta sexta-feira um protocolo de cooperação com a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), que visa melhorar as condições de segurança marítima e a proteção ambiental no Porto de Sesimbra. A assinatura do acordo contou com a presença de Carlos Correia, presidente da APSS, António Caracol, vogal do conselho de administração, e Ventura Soares, vice-almirante da DGAM.

Este acordo traz à Autoridade Marítima Nacional (AMN) uma nova estrutura de suporte, permitindo melhores condições de intervenção na segurança marítimo-portuária através da cedência de espaços do domínio público. O protocolo inclui ainda medidas conjuntas de resposta a acidentes marítimos e ações dedicadas ao combate à poluição, nomeadamente no contexto do Plano Mar Limpo.

Segundo Carlos Correia, este passo reforça o compromisso da APSS com a sustentabilidade e segurança, enquadrando-se na sua estratégia de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Estes esforços focam-se na preservação dos ecossistemas marítimos, na promoção do turismo náutico sustentável, na redução dos impactos negativos das atividades portuárias e na garantia de uma gestão eficiente das infraestruturas.

Este protocolo sublinha a contínua colaboração entre as duas entidades para assegurar operações portuárias seguras e ambientalmente responsáveis, em consonância com as metas ambientais dos dois portos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


comentário

  1. Agora que soube que está alinhado com a agenda criminosa 2030 fico muito mais descansado.