Montijo

Segredos Vinícolas Revelados: O que aconteceu na Assembleia da AMPV na PORVID?

A PORVID foi o local escolhido para a realização da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), com destaque para as intervenções do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e de Antero Martins.

Foi no passado dia 27 de março, que a PROVID (Polo Central de Conservação da Variabilidade da Videira Autóctone) recebeu a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O evento começou com as intervenções do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e de Antero Martins, representante da PORVID.

Nuo Canta expressou a sua satisfação em receber o evento numa exploração agrícola, destacando a importância da agricultura e vinicultura para a economia local do Montijo. O edil enfatizou o compromisso do município com a preservação do património das videiras portuguesas.

A PROVID, fundada em 2009, é uma associação sem fins lucrativos dedicada à conservação e valorização da diversidade genética das castas antigas e das populações silvestres de videira.

O trabalho que desenvolve, envolve a coleta de plantas em vias de desaparecimento, priorizando aquelas marcadas para arrancar, e conservando-as em coleções de diversidade de cada casta que depois servem para estudos.

Em colaboração com o Ministério da Agricultura, a PORVID estabeleceu o Polo Experimental de Conservação das Variabilidades das Videiras Autóctones, sediada na antiga Estação Experimental de Pegões, a associação conta com 24 associados, incluindo autarquias, institutos públicos, universidade e empresas. A Associação realiza ainda estudos e ensaios que resultam em seleções posicionais, promovendo vinhas que combinam eficiência económica com resiliência e sustentabilidade.

A iniciativa da PORVID destaca-se por manter a diversidade natural original do património das castas originais de Portugal, ao mesmo tempo que impulsiona a inovação e a qualidade da produção vitivinícola do país.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *