AtualidadeBombeiros
Em Destaque

Sapadores em protesto junto à Assembleia da República

Os bombeiros sapadores reivindicam melhores condições salariais e laborais, incluindo o aumento do subsídio de risco e a reforma aos 50 anos.

As últimas duas horas na escadaria da Assembleia da República têm sido de tensão entre os bombeiros sapadores e a PSP. De acordo com a RTP, “[c]entenas de bombeiros sapadores romperam esta quarta-feira as barreiras de segurança e ocuparam as escadarias da Assembleia da República em protesto“.

Este protesto, convocado pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, junta bombeiros de todo o país, na luta por “acertos salariais para compensar o aumento da inflação, um aumento do subsídio de risco”, para além de uma “regulamentação do horário de trabalho, pela reforma aos 50 anos e um regime de avaliação específico”.

Em declarações feitas no local, Ricardo Cunha, presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, afirmou que a razão para este protesto foi “o senhor secretário de Estado ter marcado uma reunião e, no fim, voltou a dizer que não tinha nada para apresentar”, atribuindo a culpa ao Governo.

O dirigente acrescentou, ainda, que o protesto “foi além do que estava legalizado”, tendo anunciado uma reunião da direção do sindicato “para perceber o que correu mal“.

Para além de ter sido ultrapassadas as barreiras de segurança, também pneus e uma farda foram queimados, assim como o disparo de petardos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito