DestaqueSantiago do Cacém
Em Destaque

Santiago do Cacém investe 734 mil euros na reabilitação de avenida em Ermidas-Sado

Projeto aprovado pela autarquia prevê melhorias na mobilidade, acessibilidade, redes de água e zonas verdes da principal entrada da vila.

Intervenção em avenida vai modernizar principal eixo viário de Ermidas-Sado

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou, em reunião de câmara, o projeto de reabilitação da Avenida Manuel Joaquim Pereira e do Largo da Estação, em Ermidas-Sado, num investimento de cerca de 734 mil euros. A intervenção irá abranger uma das principais artérias da vila, tendo o projeto sido desenvolvido com base nas necessidades identificadas em articulação com a Junta de Freguesia de Ermidas-Sado.

Esta empreitada pretende então melhorar a mobilidade urbana e reforçar a acessibilidade pedonal ao longo da avenida. Isso acontecerá através da repavimentação dos passeios existentes, criação de acessos desnivelados nas passadeiras, eliminação de obstáculos e implementação de novas zonas de atravessamento pedonal.

Estacionamento, sinalização e redes de água serão requalificados

O projeto contempla igualmente a reorganização das bolsas de estacionamento e das zonas de cargas e descargas. O objetivo é melhorar a circulação rodoviária e aumentar a segurança numa via considerada estruturante para a localidade. A intervenção será também alargada às intersecções com os arruamentos perpendiculares, estando prevista a instalação de nova sinalização rodoviária.

Além da componente viária, a obra prevê a modernização da rede de abastecimento de água e da rede pluvial, bem como intervenções nas infraestruturas de esgotos e águas residuais domésticas. Está ainda contemplada a criação de uma rede de rega gota a gota nas caldeiras das árvores.

Projeto aposta na valorização paisagística e circulação pedonal

Nas zonas verdes, a reabilitação inclui a plantação de novas árvores e a recuperação dos canteiros existentes ao longo da avenida, prolongando-se até ao Largo da Estação.

Segundo a autarquia, o objetivo passa assim por qualificar a imagem da principal entrada de Ermidas-Sado, tanto do ponto de vista paisagístico como funcional. Dessa forma, consegue preservar a memória do local, valorizar os diferentes usos do espaço público e privilegiar a circulação pedonal em condições de maior segurança.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela