Santiago do Cacém
Em Destaque

Santiago do Cacém exige ao Governo soluções urgentes para os problemas causados pelas obras no IP8

Moradores e proprietários enfrentam dificuldades graves devido às obras, enquanto a Câmara Municipal pressiona por respostas imediatas.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, solicitou uma reunião urgente ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, para exigir soluções imediatas face aos problemas causados pelas obras do IP8, que têm afetado gravemente os moradores e proprietários das áreas de Santa Cruz e São Francisco da Serra.

Os problemas relatados incluem acessos danificados às propriedades e dificuldades crescentes para quem vive próximo da via. Segundo Álvaro Beijinha, “estes constrangimentos têm-se agravado nas últimas semanas, sem que haja sinais de que o acesso paralelo ao IP8, sob responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, seja reparado”.

Em reunião recente com moradores e proprietários, o autarca destacou que, embora o projeto do IP8 seja essencial para a ligação entre o Porto de Sines e a A2, não pode ser feito à custa da qualidade de vida de quem reside na região.

Além dos impactos diretos nas residências, atividades económicas locais, como o turismo e o setor florestal, também têm sido prejudicadas. O autarca reforçou que a obra, da responsabilidade da empresa pública Infraestruturas de Portugal, exige intervenções rápidas para mitigar os constrangimentos. Para isso, propôs uma visita ao terreno para identificar e implementar soluções de forma célere.

A reunião, ainda sem data confirmada, deverá contar com a presença da presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu, do presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra e de representantes dos moradores afetados.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito