Comissão reúne entidades locais para concretizar objetivo histórico de elevar Sado a Vila
A Junta de Freguesia de Sado realizou no passado dia 18 de maio, no Polo Social e Cultural, a primeira reunião da Comissão para a Elevação da Freguesia do Sado a Vila. Esta é uma iniciativa que pretende mobilizar a comunidade em torno de um objetivo considerado estratégico para o futuro da freguesia do concelho de Setúbal.
Assim, a comissão integra o executivo da Junta de Freguesia, a presidente da Assembleia de Freguesia do Sado, representantes de todos os partidos com assento naquele órgão autárquico, bem como associações e coletividades locais. O grupo conta ainda com a participação do padre Luís Ferreira, em representação da Paróquia do Faralhão e Praias do Sado.
Esta equipa inclui igualmente o historiador Diogo Ferreira, autor da obra dedicada à história da freguesia, cuja colaboração deverá contribuir para o enquadramento histórico e identitário do processo.
Reconhecimento do crescimento e da identidade do território
Com esta primeira reunião, arrancam os procedimentos necessários para apresentar formalmente a proposta de elevação da freguesia a vila. Segundo a autarquia, este objetivo pretende reconhecer o percurso de crescimento e a identidade construída ao longo de décadas pela população e pelas instituições locais, afirmando o Sado como um território com centralidade própria.
A Junta de Freguesia considera que a atribuição do estatuto de vila representará uma valorização institucional e simbólica, refletindo o desenvolvimento social, cultural e associativo alcançado ao longo dos anos.
Processo poderá reforçar investimento e comércio local
Entre os benefícios apontados estão o reforço da atratividade do território, a criação de novas oportunidades de investimento, a valorização da identidade local e o fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade.
A autarquia entende igualmente que esta mudança poderá contribuir para dinamizar o comércio local e a economia da freguesia, além de aumentar a notoriedade externa do Sado e reforçar a sua capacidade reivindicativa junto de entidades regionais e nacionais.
Por fim, a comissão deverá ser alargada a outros intervenientes, numa lógica de envolvimento coletivo da população, das associações, das empresas e das instituições. Sob o lema “Pelo Sado a Vila”, a Junta de Freguesia apela, portanto, à participação de toda a comunidade neste processo, que considera determinante para o futuro e para o reconhecimento institucional da freguesia.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







