Routers e boxs: Anacom alerta para chamadas fraudulentas que tentam enganar consumidores
Alguns consumidores, ao aproximar-se o fim do período de fidelização, são contactados por indivíduos que se fazem passar por gestores de conta.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) divulgou ter tomado conhecimento de que há consumidores a receber contactos telefónicos de pessoas que se fazem passar por gestores de conta. O objetivo dessas chamadas é persuadir os clientes a substituir os seus equipamentos, como routers e boxs, sob a promessa de compensações financeiras.
“Alguns consumidores têm relatado à Anacom, através de reclamações e denúncias, situações em que, ao aproximar-se o fim do período de fidelização, são contactados por indivíduos que se fazem passar por gestores de conta. Os alegados comerciais informam falsamente os clientes de que todos os seus equipamentos (ex.: boxs e routers) precisam de ser substituídos e que essa troca implica um custo elevado (na ordem das centenas de euros)”, pode ler-se numa nota publicada no site da Anacom, e partilhada pelo Notícias ao Minuto.
Para evitar cair neste tipo de esquema, a Anacom aconselha os consumidores a seguir algumas medidas de proteção, como:
- É verdade que os operadores podem contactá-lo para apresentar novas ofertas, dando a conhecer novas campanhas e os melhores preços para o seu serviço. Por lei, estão, inclusivamente obrigados a fazê-lo, uma vez por ano.
- É verdade que os operadores devem informar os clientes, antes da renovação automática do contrato, de forma clara e num suporte duradouro (por exemplo, em papel, pen USB, CD) sobre a data do fim do período de fidelização.
- Desconfie de abordagens suspeitas! – Se receber um contacto telefónico ou visita domiciliária, peça sempre a identificação da pessoa (nome, empresa, departamento) e solicite que as informações sejam enviadas por escrito (por e-mail, por exemplo).
Nunca forneça os seus dados pessoais em contactos que não foram da sua iniciativa.
Não tome decisões de imediato e contacte diretamente o apoio ao cliente do seu operador, se tiver dúvidas.
Peça para que seja feito o contacto num momento mais tarde que permita, entretanto, confirmar a identidade da pessoa e a finalidade do contacto.
Peça diretamente no site do operador para que este faça o contacto, caso tenha interesse na contratação de serviços. - Se aceitar uma nova oferta ou campanha do operador e for necessário proceder a uma troca de equipamentos (como boxes ou routers), as condições dessa troca são refletidas na fatura dos serviços que recebe mensalmente. Logo, não poderá ser cobrado qualquer valor diretamente ao cliente que não venha discriminado na sua fatura mensal.
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