Setúbal

Roteiros audioguiados chegam a Setúbal

A descoberta turística da região de Setúbal reforçou a atratividade graças a cinco roteiros pedestres audioguiados, em português, inglês, francês e espanhol, disponíveis na aplicação para dispositivos móveis Walkbox, de utilização gratuita.

São 39 quilómetros de percursos pedestres, repartidos em cinco roteiros com diferentes níveis de dificuldade, em que se incluem 174 pontos de interesse documentados com textos e imagens e meia centena de notas de orientação em mapas com audioguias ativados automaticamente por aproximação aos pontos de interesse.

No roteiro “O Essencial de Setúbal”, são apresentados os principais pontos de interesse do concelho, com destaque para a Avenida Luísa Todi, a Praça de Bocage, as igrejas de São Julião e de Santa Maria, o Convento de Jesus, o Forte de São Filipe, a Porta de São Sebastião e o Mercado do Livramento.

O percurso “Encostas de São Filipe” combina um passeio pela frente ribeirinha, com passagem pelo Parque Urbano de Albarquel, com uma visita ao Forte de São Filipe, antigo bastião de defensivo da cidade do século XVI, e uma excursão por um trilho até ao miradouro existente na zona.

Em “Alto do Formosinho”, o coração da Serra da Arrábida é dado a conhecer por caminhos ancestrais num dos percursos mais carismáticos e desafiantes da região, com início no rossio de Vila Nogueira de Azeitão, até ao ponto mais alto da serra, a 501 metros de altitude, e fim no Portinho da Arrábida.

Outro dos roteiros, “Portinho da Arrábida”, liga o Creiro a Alpertuche para levar à descoberta de algumas das praias mais bonitas da região e de locais que testemunham a ocupação da serra ao longo dos tempos, como a Estação Arqueológica do Creiro, a Lapa de Santa Margarida e o Forte de Santa Maria.

Já o roteiro “Aldeias de Azeitão”, com início e fim em Vila Nogueira de Azeitão, leva os visitantes por caminhos tradicionais para revelar a envolvência patrimonial, campestre e natural das aldeias Rica, Oleiros, Irmãos, Piedade e Portela e de Picheleiros de Vila Fresca de Azeitão.

A aplicação Walkbox, disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na App Store, no caso de sistemas iOS, pode ser utilizada offline, ou seja, sem necessidade de utilização de dados móveis, e dispõe de outros recursos, entre os quais a possibilidade de ligação direta em caso de emergência para os números 112 e 117.

Este novo serviço digital, enquadrado na estratégia de promoção turística de Setúbal enquanto destino de excelência, reforça a experiência de descoberta da riqueza singular da região, tanto nas dimensões natural e patrimonial, como na esfera cultural, urbana e enoturística.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito