AtualidadeMundoPolítica

Rishi Sunak é o novo Primeiro-Ministro do Reino Unido

O antigo Ministro das Finanças foi o único candidato a alcançar o apoio mínimo do Partido Conservador. Para a história fica o terceiro Primeiro-Ministro Britânico em menos de dois meses.

Esta segunda-feira, Rishi Sunak foi nomeado Primeiro-Ministro Britânico depois da desistência de Boris Johnson da corrida pelo lugar. O ex-ministro das Finanças foi o único a conseguir o apoio mínimo do partido nas eleições internas dos Conservadores.

Rishi Sunak terá agora encontro marcado com o Rei Carlos III para formalizar a liderança política do país, encontro que pode ter data agendada já para o dia de hoje.

Liz Truss renunciou ao cargo de Primeira Ministra na passada quinta-feira, 20 de Outubro, abrindo espaço para novas eleições. No espaço de dois meses o Reino Unido vê-se perante três líderes diferentes, acontecimento histórico para o Governo Inglês. Liz Truss, já congratulou Rishi Sunak, indicando que terá o seu total apoio, declarações feitas através da rede social Twitter.

Além de Boris Johnson, Penny Mordaunt também era uma carta em cima da mesa, no entanto, não conseguiu alcançar os 100 votos necessários para continuar na corrida e retirou a sua candidatura minutos antes do anúncio de Rishi Sunak como novo Primeiro-Ministro.

No momento posterior ao anúncio do resultado, Sunak apontou como principal prioridade a estabilidade económica do país.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito