Justiça

Ricardo Salgado continua à espera para saber se vai ou não a julgamento

Novo adiamento.

O juiz de instrução do processo BES/GES adiou para o próximo dia 31 de Julho a leitura da decisão instrutória, inicialmente agendada para esta sexta-feira, por não estar ainda concluída. Ou seja, só nessa altura se saberá se Ricardo Salgado vai ou não a julgamento.

A realização do debate instrutório ocorreu um ano após o arranque da fase de instrução no Tribunal Central de Instrução Criminal, no dia 26 de Abril de 2022, então ainda nas mãos do juiz Ivo Rosa, que foi substituído por Pedro Santos Correia em Setembro por decisão do Conselho Superior da Magistratura, e quase três anos depois de ser conhecida a acusação do Ministério Público (MP).

Recorde-se que no dia 14 de Julho de 2020, a investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) traduziu-se na acusação a 25 arguidos (18 pessoas e sete empresas), entre os quais o antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES), Ricardo Salgado.

Ao ex-banqueiro foram imputados 65 crimes: associação criminosa, corrupção activa, falsificação de documento, burla qualificada, branqueamento, infidelidade e manipulação de mercado.

Aquele que é considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa agrega 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e colectivas, residentes em Portugal e no estrangeiro.

A histórica queda do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito