
Hoje, Almada foi o palco da reunião do Conselho de Ministros, destacando a Transição Digital e Modernização. O encontro teve lugar no ‘campus’ da FCT-Nova, um parceiro fundamental da Câmara Municipal de Almada (CMA) em projetos como o Innovation District. Este projeto visa promover o desenvolvimento económico e sustentável do concelho, unindo esforços de entidades públicas e investidores privados.
“Recebemos o Conselho de Ministros com a generosidade e espírito colaborativo do Cristo Rei”, afirmou a presidente da CMA, Inês de Medeiros.
Na abertura dos trabalhos, a autarca destacou a importância da mobilidade no concelho, referindo a recente assinatura do protocolo para a extensão da linha de metro até à Costa de Caparica e Trafaria. Este projeto visa melhorar o transporte público e reduzir a pegada carbónica, facilitando a ligação entre os terminais fluviais de Cacilhas e Trafaria. Medeiros agradeceu ainda ao Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, pelo compromisso com os estudos para uma nova travessia entre Algés e Trafaria.
Durante a reunião, Inês de Medeiros sinalizou preocupações-chave para o desenvolvimento de Almada e melhoria das condições de vida dos seus habitantes. Entre estas, destacou as expectativas criadas pelo PRR e as limitações de financiamento anunciadas, sublinhando a necessidade urgente de garantias de financiamento para os municípios poderem avançar com obras sem comprometer as finanças locais.
“É crucial manter a colaboração entre a ANMP e o governo para enfrentar os desafios da inflação e da falta de mão de obra”, reforçou a presidente.
A revisão do PDM foi outro ponto abordado, com Medeiros alertando para a necessidade de melhor articulação entre as entidades da Administração Central. No que toca a projetos específicos de Almada, a autarca expressou satisfação pela continuidade do projeto do arco Ribeirinho Sul e apelou a decisões rápidas sobre a extinção da Costa Polis.
Medeiros lembrou ainda a importância de intervir nas Arribas e vertentes fósseis de Almada, sublinhando a necessidade de um compromisso nacional para o financiamento destas obras. Outras questões discutidas incluíram o reforço de meios para as forças de segurança e a sobrecarga do Hospital Garcia de Orta.
No encerramento da reunião, Inês de Medeiros anunciou a intenção de solicitar audiências com diferentes áreas governativas e presenteou o Primeiro-Ministro com produtos da nova marca Terras da Costa e do Mar, financiada pelo PRR para a criação de um Agroparque na Costa de Caparica.
“Esta reunião marca um passo significativo na colaboração entre governo e municípios para o desenvolvimento sustentável e inovação em Almada”, concluiu a autarca.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito