
A luta por preços justos para os agricultores ganhou novo fôlego numa reunião entre a Coordenadora Europeia Via Campesina (ECVC) e o novo Comissário Europeu da Agricultura, Christophe Hansen, em Bruxelas. A proibição da compra de produtos abaixo do custo de produção e a implementação de regulação de mercado estiveram no centro do debate.
Na reunião, que decorreu esta segunda-feira, Vítor Rodrigues, dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e membro do Comité Coordenador da ECVC, defendeu ser imperativo garantir rendimentos dignos aos agricultores e travar a especulação sobre o valor da terra. Segundo a ECVC, a atual situação do mercado impõe desafios sérios aos pequenos e médios produtores, tornando essencial uma intervenção rápida e eficaz.
Entre as medidas discutidas, destacou-se a necessidade de facilitar o acesso à terra para jovens agricultores e travar o avanço do uso de solos agrícolas para fins não produtivos. A ECVC alertou também para os impactos negativos dos tratados comerciais internacionais, que, segundo a organização, prejudicam diretamente os produtores locais.
A CNA e a ECVC reforçaram ainda a necessidade de valorizar a produção local e assegurar um abastecimento alimentar sustentável para toda a população. Para os representantes dos agricultores, o futuro do setor passa por garantir condições justas de produção e de mercado, assegurando que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade sem comprometer a sobrevivência dos produtores.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito