A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS) assinala esta quinta-feira, 22 de agosto, o 24.º aniversário, celebrando a efeméride com um Dia Aberto com várias atividades gratuitas.
A Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha preparou um programa que passa por uma sessão de anilhagem de aves; percursos guiados pela reserva; visita guiada à exposição do Centro Interpretativo das Lagoas de Santo André e da Sancha e visualização de um documentário sobre a RNLSAS.
A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha tem uma área de 5.265,51 ha, e situa-se na área mais a sul do Arco Litoral Troia-Sines, entre a foz do rio Sado e o cabo de Sines.
O Dia Aberto arranca com a sessão de anilhagem de aves “Há 46 anos a estudar as aves”, que será conduzida pelos Vigilantes da Natureza do ICNF, Paulo Encarnação e Catarina Gregório, na Estação Ornitológica Nacional do Monte do Outeirão (EON-MO), limitada a 10 participantes. Ainda durante a manhã, será organizada uma visita guiada ao Percurso do Salgueiral da Galiza, com os técnicos do ICNF Ricardo Fragoso e Guilherme Pereira. O passeio tem um limite de inscrições de 15 pessoas.
Ao início da tarde, é possível assistir à libertação de uma ave com o apoio de Carolina Nunes, técnica do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA), no Monte do Paio, onde a ave foi recuperada. Depois da libertação, estão programadas uma visita guiada ao Centro Interpretativo das Lagoas de Santo André e da Sancha e a visualização do documentário ‘Onde o céu se espelha e o verde domina – Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha’, atividades conduzidas por Isa Figueira, técnica da CCDR Alentejo.
Para terminar o dia, os participantes podem usufruir de uma ‘Caminhada ao entardecer: da flora à história da Casa do Peixe’, um passeio pelo Percurso da Casa do Peixe, acompanhados pela geógrafa Mónica Martins. Estas visitas guiadas têm um limite de 25 participantes.
As lagoas de Santo André e da Sancha foram classificadas como Reserva Natural através do Decreto-Regulamentar no 10/2000, de 22 de agosto.
A Reserva Natural estende-se ao longo de 15 km do litoral, abrangendo uma faixa terrestre de largura variável de 2 a 3 km e uma faixa marítima com 1,5 km de largura, na área mais a sul do Arco Litoral Troia-Sines que constitui, fisiograficamente, uma imensa praia com cerca de 65 km, entre a foz do rio Sado e o cabo de Sines.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito