Setúbal

Reflexão sobre racismo e liberdade: Politécnico de Setúbal junta literatura e ativismo em sessão marcante

O Politécnico de Setúbal organiza, no dia 7, uma sessão do Clube de Leitura “Asa Delta”, abordando racismo e liberdade.

O Politécnico de Setúbal (IPS) convida a comunidade a discutir racismo e a condição da mulher negra numa sessão única do Clube de Leitura “Asa Delta”.

O Politécnico de Setúbal (IPS) organiza, no próximo sábado, dia 7, uma conversa transformadora em torno do racismo e da representatividade negra. A iniciativa, que começa às 16h00 na Biblioteca Municipal de Setúbal, terá como ponto de partida o livro “Aventureira Marielle e o Dia da Fotografia”, escrito pela atriz e ativista Nuna e ilustrado por Lala Berekai.

A ação faz parte da programação do Clube de Leitura “Asa Delta: Leituras pela Liberdade”, inserida nas comemorações dos 45 anos do IPS, e promove um debate inclusivo conduzido por estudantes da instituição. Inspirado na história de uma menina negra orgulhosa do seu cabelo afro, o livro aborda a luta contra os estereótipos e a pressão social para se adequar a padrões estéticos impostos.

Nuna, reconhecida por sua atuação no teatro, audiovisual e ativismo antirracista, é uma figura internacionalmente premiada e colaboradora de organizações como a ONU, a União Europeia e a Presidência portuguesa. A autora traz ao debate uma experiência única, ampliando a reflexão sobre liberdade, igualdade e aceitação.

O projeto “Asa Delta” é uma iniciativa do IPS em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Com uma programação diversificada ao longo do ano letivo 2024/2025, o clube planeia eventos como tertúlias, visitas a espaços culturais, e workshops de escrita criativa, sempre focando no estímulo ao pensamento crítico e ao diálogo inclusivo.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

  1. Racismo existe em Portugal desde da altura dos escravos negros, o sul de Portugal não vale um …