DestaqueDistrito de Lisboa
Em Destaque

Recluso em prisão preventiva agride guarda prisional durante revista em Caxias

Um recluso em Caxias agrediu violentamente um guarda prisional durante uma revista, levantando questões sobre segurança nos estabelecimentos prisionais.

No passado domingo, por volta das 15h05, um recluso de 30 anos, acusado de rapto e com julgamento marcado para 22 de janeiro no Campus de Justiça, em Lisboa, foi protagonista do primeiro caso de agressão a guardas prisionais em 2025, segundo o Sindicato Nacional da Guarda Prisional (SNGP). O incidente ocorreu após o horário de visitas na cadeia de Caxias, em Oeiras, quando o detido foi conduzido a um gabinete para uma revista de rotina.

Durante o procedimento de revista, que inclui desnudamento e inspeção detalhada, o recluso resistiu e desferiu um forte murro na face do guarda responsável, que necessitou de assistência médica hospitalar. O detido foi imediatamente manietado e também teve de receber cuidados médicos no posto de saúde da cadeia. Atualmente, encontra-se em cela de separação, enquanto decorre um procedimento disciplinar.

Frederico Morais, presidente do SNGP, declarou ao Correio da Manhã que o episódio reflete a necessidade urgente de implementar as medidas de reestruturação no sistema prisional anunciadas pela ministra da Justiça. “As agressões a guardas prisionais já são consideradas crime agravado, mas a falta de medidas efetivas agrava a sensação de insegurança entre os profissionais”, afirmou.

Este caso reacende o debate sobre a segurança e condições de trabalho nos estabelecimentos prisionais portugueses, que têm sido palco de incidentes semelhantes nos últimos anos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito