Reclamações dos utentes da Carris e Carris Metropolitana subiram 150% em 2023
A carreira 3710, entre Costa de Caparica e Lisboa, é a que gera mais queixas.
As queixas dos utentes contra a Carris e a Carris Metropolitana aumentaram 150% entre Janeiro e 15 de Agosto deste ano, face a igual período de 2022. Já foram registadas na plataforma 1.229 reclamações, quando em 2022 se observaram 492 queixas.
Segundo dados da plataforma Portal da Queixa, a maioria destas queixas estão relacionadas com atrasos, sendo que alterações de carreiras e má conduta dos motoristas estão igualmente entre os principais motivos que levaram os utentes a reclamar.
Este ano, as queixas dos utentes da Carris e Carris Metropolitana (que operam na Área Metropolitana de Lisboa) dispararam, sendo a carreira 3710 – entre Costa da Caparica (Terminal) e Lisboa (Areeiro) – a que gera mais reclamações.
A soma de reclamações dá um total de 2.183 ocorrências, sendo que a Carris Metropolitana – que só iniciou a sua atividade em Junho de 2022 – foi responsável por 80% deste volume.
Entre Janeiro e Agosto, a Carris foi alvo de 382 queixas (em 2022) e, este ano, somou 1.009, verificando-se uma subida de 164%. Já a Carris Metropolitana duplicou o número de reclamações: foram 110 as registadas em 2022, face às 220 recebidas este ano.
Segundo o Portal da Queixa, os meses onde se registaram mais queixas na Carris Metropolitana foram Janeiro (414), Fevereiro (155) e Março (108) e nos meses em que Lisboa recebeu a Jornada Mundial da Juventude, observando-se 127 reclamações (de Julho até 15 de Agosto).
A conduta dos motoristas é um dos motivos de insatisfação, com 12,2% dos passageiros a denunciarem casos de motoristas que “não respeitam paragens, cometem infracções de trânsito e conduzem os veículos de forma perigosa”.
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