Santiago do Cacém

Iniciativa pioneira em Santiago do Cacém promove recolha seletiva porta-a-porta no centro histórico

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lança um projeto inovador de recolha seletiva de resíduos domiciliários no Centro Histórico, visando a sustentabilidade ambiental.

No âmbito do projeto-piloto intitulado “Juntos Cuidamos da Nossa Terra”, a cidade de Santiago do Cacém dá um passo significativo em direção à gestão sustentável de resíduos. Iniciada neste mês de abril, a iniciativa vai abranger 122 residências no Centro Histórico, num total de 297, que já aderiram à proposta do município.

O investimento de mais de 122 mil euros, subsidiado pelo Fundo Ambiental, possibilitou a aquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e a distribuição de dois mil mini baldes de deposição gratuita de resíduos aos participantes.

O sistema de recolha seletiva porta-a-porta permitirá uma triagem mais eficaz dos resíduos. Na área abrangida pelo projeto, os resíduos alimentares serão recolhidos às segundas-feiras, os indiferenciados às terças-feiras, o plástico e metal às quartas-feira, o vidro às quintas-feira e o papel e cartão às sextas-feiras.

Apresentado em março, o projeto visa sensibilizar os residentes do Centro Histórico para a importância da recolha seletiva. A empresa SUMA, responsável pela implementação, interagiu com os moradores, fornecendo orientações práticas e adaptando soluções personalizadas para cada residência.

Com a implementação do sistema porta-a-porta, os contentores e ecopontos serão removidos do Centro Histórico, mantendo-se apenas as papeleiras. Os interessados em aderir a este projeto devem contactar os serviços municipais através do e-mail dcl@cm-santiagocacem.pt ou pelo telefone 269 829 409.

Este projeto representa um marco importante na promoção da sustentabilidade ambiental e no compromisso com o futuro das próximas gerações com refere o comunicado da Câmara de Santiago do Cacém.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *