Distrito de Lisboa

Quatro novos elevadores e escadas rolantes modernizadas no metro de Lisboa

O Metropolitano já investiu cerca de 5,12 milhões de euros na substituição de componentes e equipamentos em diversas estações.

O Metropolitano de Lisboa vai instalar até ao final do ano quatro novos elevadores e modernizar 12 escadas rolantes para melhorar a acessibilidade na estação do Campo Grande, num investimento de 2,9 milhões de euros, anunciou esta terça-feira a empresa.

As intervenções começaram esta segunda-feira, com previsão de conclusão no final de 2023, e inserem-se no Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, para adaptação e modernização das estações com o objectivo de alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.

Os trabalhos de construção e instalação dos novos elevadores vão permitir o acesso entre a superfície e o cais a pessoas de mobilidade reduzida, designadamente em cadeira de rodas, indicou a empresa, em comunicado.

Na nota, a empresa sublinha que até 2025 prevê que 52 das actuais 56 estações tenham acessibilidade plena (número que exclui as novas estações do plano de expansão do Metro, que abrirão ao público já dotadas de todos os equipamentos e meios de acessibilidade plena).

Actualmente são 43 (77%) as estações da rede do Metropolitano de Lisboa com acesso pleno a pessoas com mobilidade reduzida, através de elevadores ou com escadas mecânicas e/ou tapetes rolantes, destacou a empresa.

O Metropolitano já investiu cerca de 5,12 milhões de euros na substituição de componentes e equipamentos em diversas estações no âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito