Quase metade das exportações portuguesas escapam às novas tarifas de Trump
Cerca de 44,5% das exportações portuguesas para os Estados Unidos estão fora das tarifas aduaneiras implementadas recentemente.

Em 2024, Portugal enviou para os Estados Unidos bens avaliados em 5318 milhões de euros. Destes, cerca de 44,5% — o que representa 2365 milhões de euros — estão protegidos das tarifas aduaneiras de 10% recentemente implementadas pela administração Trump. Entre os produtos que escapam a estas taxas, destacam-se os medicamentos e os derivados de petróleo.
Segundo dados avançados pelo jornal Público, com base em informações da AICEP, grande parte destas vendas inclui exportações da Galp Energia, responsável por 1030 milhões de euros em produtos petrolíferos — uma das categorias poupadas à nova política comercial norte-americana.
No setor empresarial, entre as 4255 empresas nacionais que exportaram para os EUA em 2024, cerca de 15% dependiam exclusivamente deste mercado para as suas vendas internacionais. De acordo com o Público, que cita o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta dependência é ainda mais significativa quando se considera o valor total das transações.
Contudo, persiste a incerteza. A imprevisibilidade das decisões do presidente republicano levanta preocupações, nomeadamente quanto à eventual inclusão dos medicamentos nas tarifas, um setor que por si só representou 1167 milhões de euros das exportações para os EUA no último ano.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito