Qualidade da Água em Almada: Análises garantem conformidade e segurança no 3.º trimestre de 2024
Durante o 3.º trimestre de 2024, Almada assegura a qualidade e segurança da água para consumo humano com rigorosas análises e monitorização.
Durante os meses de julho, agosto e setembro de 2024, o concelho de Almada submeteu a sua água para consumo humano a rigorosos testes de qualidade, resultando em 2.685 análises que garantem a segurança e a conformidade com as normas estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 69/2023. A monitorização foi abrangente, incluindo 936 análises à água da torneira do consumidor, 967 análises nas águas destinadas à produção para consumo humano (provenientes de furos de captação) e 1.182 análises de controlo operacional realizadas em reservatórios e estações elevatórias.
Os resultados analíticos confirmam que a água distribuída no concelho está em conformidade com os padrões de qualidade exigidos. Contudo, foi registado um incumprimento isolado numa das análises realizadas à água para consumo humano, sendo que a causa não foi identificada. Segundo o parecer da Autoridade de Saúde, esta falha não apresenta qualquer risco para a saúde dos consumidores.
O Programa de Controlo da Qualidade da Água 2024 dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada foi formalmente aprovado pela Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Este programa segue rigorosamente as disposições legais em vigor, com colheitas regulares em 717 pontos estratégicos do sistema de abastecimento de água no concelho, assegurando a monitorização constante da qualidade mediante parâmetros exigentes, frequência de amostragem apropriada e métodos analíticos validados.
Pontos de Amostragem e Colheita
Para garantir uma cobertura completa e eficaz, as colheitas foram distribuídas da seguinte forma:
- 32 furos de captação de águas subterrâneas
- 6 estações elevatórias com cloragem
- 11 reservatórios de água
- 717 pontos estratégicos de colheita na torneira do consumidor
Áreas de Abastecimento
Para melhor entendimento dos resultados, os consumidores podem consultar os dados específicos da sua Zona de Abastecimento (ZA):
- ZA 1: Almada, Pragal, Cacilhas, Cova da Piedade
- ZA 2: Laranjeiro, Cova da Piedade
- ZA 3: Feijó
- ZA 4: Costa de Caparica, Sobreda, Trafaria, Caparica
- ZA 5: Charneca, Costa de Caparica
Segundo o comunicado dos SMAS de Almada, este relatório referente ao terceiro trimestre de 2024 sublinha o compromisso dos SMAS de Almada com a qualidade e segurança da água que chega aos consumidores, reforçando a confiança na rede de abastecimento de Almada.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito