O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que, através da Divisão de Investigação Criminal deteve o último carteirista nacional ainda remanescente e a actuar nas carreiras e elétricos turísticos da cidade de Lisboa.
O suspeito de 62 anos foi condenado recentemente à pena de 4 anos de prisão efetiva após ser investigado pela prática de mais de 20 furtos qualificados de carteiras em transporte público.
«Este carteirista conhecido a longa data, andou a ser investigado em território nacional português, é sobejamente conhecido e com uma ampla pegada criminal (que já lhe motivou inclusive pesadas passagens em ambiente criminal) neste tipo de crime, tendencialmente contra turistas, nas carreiras e elétricos, outrora conhecido como o Rei dos Elétricos de alcunha “Zé do Porto”», refere a nota da PSP.
A PSP realizou uma investigação que teve início em 2019 e após o términus dos recursos passiveis por parte do arguido, pela Equipa da Divisão de Investigação Criminal, especialmente criada e especializada para estes fenómenos itinerantes, designada F3C.
A investigação terminou a investigação com a execução do mandado de detenção para cumprimento de pena de 4 anos de Prisão, tendo sido o arguido detido e conduzido ao Estabelecimento Prisional Competente.
«Responsável, nos últimos anos, por dezenas de Furtos Qualificados e por diversas investigações, o suspeito fazia desse ilícito modus vivendi.»
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Já está quase na reforma