PSD perde candidato autárquico no Montijo após rutura com a direção nacional do partido
João Afonso era o nome escolhido pelo PSD para a Câmara do Montijo, mas a sua candidatura foi retirada após recusa em recuar sobre declarações polémicas contra a ministra da Saúde.

O PSD viu-se obrigado a reformular a sua estratégia no Montijo para as próximas eleições autárquicas, depois de João Afonso, então candidato escolhido pelo partido, sair da corrida. Em causa está uma rutura com a direção distrital e nacional, após João Afonso ter pedido a demissão da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e recusado um suposto pedido para se retratar.
O caso remonta à declaração do social-democrata sobre o eventual encerramento do serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital do Barreiro. Avança o Observador de hoje que para João Afonso, a medida seria “uma péssima notícia” para a população do Montijo, classificando a atuação da ministra como “desnorteada” e “preocupante”. O atual vereador adiantou ao mesmo jornal que após estas palavras, recebeu um telefonema do presidente da distrital de Setúbal, Paulo Ribeiro, a solicitar um passo atrás na sua posição. A resposta foi clara: “Não me retratei e optei por sair”.
O nome de João Afonso constava da lista de candidatos do PSD, tendo sido aprovado pela estrutura local e distrital, mas acabou por ser retirado no dia em que seguia para validação nacional. A decisão levou a um efeito dominó dentro do partido no Montijo. A comissão política concelhia demitiu-se em bloco, em solidariedade com Afonso, deixando o partido numa situação delicada a poucos meses das eleições.
Sobre o futuro da candidatura social-democrata no Montijo, Paulo Ribeiro desvalorizou a crise interna e garantiu que o partido apresentará “uma solução a seu tempo”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito