Política

PSD em Palmela vota contra Prestação de Contas 2023 devido à baixa execução Orçamental

A Prestação de Contas de 2023 da Câmara Municipal de Palmela foi alvo de votação, com o PSD manifestando o seu voto contrário. O aumento substancial do orçamento final em relação ao inicial, impulsionado pelo saldo de gerência acumulado, e a baixa execução de despesas, especialmente em áreas vitais como saúde e ambiente, foram os principais motivos do voto contra do vereador do PSD.

Na última sessão pública da Câmara Municipal de Palmela, a Prestação de Contas de 2023 foi votada, com o vereador do PSD a expressar o seu voto contra. Um dos pontos de discórdia foi o aumento significativo do orçamento final em relação ao inicial, com uma disparidade de 20%, principalmente devido ao saldo de gerência que se acumula ao longo dos anos.

Além disso, os dados revelaram uma baixa taxa de execução de despesas, particularmente nas áreas de saúde, ambiente e infraestrutura urbana. Por exemplo, projetos de promoção ambiental registaram uma taxa de execução de apenas 14,55%, levantando preocupações sobre a capacidade da autarquia em lidar com questões urgentes como a recolha de lixo e a gestão de lixeiras ao ar livre, salienta o comunicado do PSD Palmela deixado nas redes sociais.

Diz o mesmo comunicado que o PSD também revisitou a proposta anual de devolução de parte do IRS aos munícipes, que tem sido consistentemente chumbada pelo executivo camarário. A elevada arrecadação de IRS pela Câmara, em comparação com anos anteriores, levanta questões sobre a aplicabilidade desta proposta.

A baixa execução de despesas, aliada a rácios de eficiência e produtividade abaixo do desejável, levantam preocupações sobre a gestão financeira e a capacidade da autarquia em atender às necessidades da população.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito