PS Setúbal ‘exige’ respostas para o encerramento de urgências de obstetrícia no distrito
A Federação Distrital de Setúbal do PS emitiu um comunicado no qual refere que «o distrito de Setúbal acordou hoje com uma preocupante notícia: há previsão de nos próximos dias não existirem urgências de obstetrícia em todo o distrito».
Perante esta situação, a Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, estruturas Concelhias dos socialistas e o Grupo de Deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal «manifestam a sua profunda apreensão com a falta de resposta às grávidas do Distrito de Setúbal, que não terão resposta nos Hospitais do território nos próximos 4 dias.
Esta desconformidade não tem paralelo. Mesmo em circunstâncias difíceis nunca o distrito esteve completamente a zero na capacidade de resposta.»
Recordando que «num passado próximo, sempre foram acauteladas alternativas devidamente planeadas ou planos de emergência em conjunto com as unidades hospitalares» relembra que «havia articulação e a Direção Executiva tinha um papel importante, situação que agora tem resultados diferentes e piores».
Apontam também que «num distrito onde vivem perto de 900 mil pessoas, as grávidas serão obrigadas a deslocar-se aos poucos serviços de urgência que asseguram resposta, correndo o risco de ser necessário mais de uma hora de deslocação caso a grávida viva no litoral alentejano, uma vez que a referenciação destas grávidas é Setúbal».
Na nota, relembram também que «a situação para os nove concelhos da Península de Setúbal não é melhor. Com Garcia de Orta, Barreiro/Montijo e Setúbal sem resposta o caminho de Lisboa, onde a pressão é a conhecida, é a ‘recomendação’ do atual Governo».
Perante este cenário, o PS «representado no distrito de Setúbal, exige inversão imediata desta situação e que seja garantida resposta no território».
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito