PS e CDU unem-se e derrotam Chega na eleição da mesa da Assembleia de Palmela
A eleição da mesa da Assembleia Municipal de Palmela foi marcada por um resultado inesperado: a lista conjunta do PS e da CDU venceu a proposta do Chega, apesar de este ter sido o partido mais votado nas eleições de outubro.

A reunião da Assembleia Municipal de Palmela, realizada esta terça-feira, 4 de novembro, ficou marcada pela disputa política entre o Chega e a coligação PS/CDU, que se aliou para garantir a maioria na eleição da mesa do órgão deliberativo municipal.
O Chega, partido mais votado no concelho, apresentou a Lista A, composta por Jorge Manuel Abel Faria, Eurico Luís Borges Paulo e Carla Sofia Ramos Inácio. Já o PS e a CDU uniram-se na Lista B, que seria eleita com 15 votos, contra 10 da lista do Chega e quatro votos em branco.
A votação determinou que João Pedro Marçal Fialho Perdigão Leitão assumisse a presidência da Assembleia Municipal, com Diamantino Pereira e Érica Ribeirinho como secretários.
O resultado gerou reações imediatas. O deputado Carlos Vitorino (Tempos de Mudança/AD) destacou a importância da democracia e lembrou que “os resultados eleitorais são para respeitar, mas as opções políticas têm consequências”.
“A democracia funciona assim. Tal como há quatro anos, houve quem não gostasse do resultado, mas é com as escolhas que cada força política faz que se definem os caminhos futuros. Nós estaremos aqui para fazer uma oposição firme, responsável e conhecedora”, sublinhou o deputado social-democrata.
O discurso de Vitorino foi recebido com aplausos e algumas trocas de palavras entre bancadas, revelando o tom mais aceso da nova legislatura.
Já o novo presidente da mesa, João Pedro Leitão, apelou à serenidade e ao trabalho conjunto. “Hoje começa um novo ciclo. Queremos uma Assembleia Municipal mais próxima, mais transparente e mais participativa”, afirmou.
O representante do Chega, por sua vez, lamentou o que considerou ser “um afastamento moralmente injusto da força mais votada”, acusando os restantes partidos de “acordos de bastidores pós-eleitorais”.
A presidente da Câmara, Ana Teresa Vicente, felicitou todos os eleitos e deixou uma mensagem de cooperação. “Trabalhar em prol da comunidade e do bem-estar das pessoas será sempre o objetivo comum”, disse.
A sessão terminou com aplausos e algum nervosismo político, deixando antever um mandato de debates intensos na Assembleia Municipal de Palmela.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







