DestaquePolítica
Em Destaque

PS e CDU unem-se e derrotam Chega na eleição da mesa da Assembleia de Palmela

A eleição da mesa da Assembleia Municipal de Palmela foi marcada por um resultado inesperado: a lista conjunta do PS e da CDU venceu a proposta do Chega, apesar de este ter sido o partido mais votado nas eleições de outubro.

A reunião da Assembleia Municipal de Palmela, realizada esta terça-feira, 4 de novembro, ficou marcada pela disputa política entre o Chega e a coligação PS/CDU, que se aliou para garantir a maioria na eleição da mesa do órgão deliberativo municipal.

O Chega, partido mais votado no concelho, apresentou a Lista A, composta por Jorge Manuel Abel Faria, Eurico Luís Borges Paulo e Carla Sofia Ramos Inácio. Já o PS e a CDU uniram-se na Lista B, que seria eleita com 15 votos, contra 10 da lista do Chega e quatro votos em branco.

A votação determinou que João Pedro Marçal Fialho Perdigão Leitão assumisse a presidência da Assembleia Municipal, com Diamantino Pereira e Érica Ribeirinho como secretários.

O resultado gerou reações imediatas. O deputado Carlos Vitorino (Tempos de Mudança/AD) destacou a importância da democracia e lembrou que “os resultados eleitorais são para respeitar, mas as opções políticas têm consequências”.

“A democracia funciona assim. Tal como há quatro anos, houve quem não gostasse do resultado, mas é com as escolhas que cada força política faz que se definem os caminhos futuros. Nós estaremos aqui para fazer uma oposição firme, responsável e conhecedora”, sublinhou o deputado social-democrata.

O discurso de Vitorino foi recebido com aplausos e algumas trocas de palavras entre bancadas, revelando o tom mais aceso da nova legislatura.

Já o novo presidente da mesa, João Pedro Leitão, apelou à serenidade e ao trabalho conjunto. “Hoje começa um novo ciclo. Queremos uma Assembleia Municipal mais próxima, mais transparente e mais participativa”, afirmou.

O representante do Chega, por sua vez, lamentou o que considerou ser “um afastamento moralmente injusto da força mais votada”, acusando os restantes partidos de “acordos de bastidores pós-eleitorais”.

A presidente da Câmara, Ana Teresa Vicente, felicitou todos os eleitos e deixou uma mensagem de cooperação. “Trabalhar em prol da comunidade e do bem-estar das pessoas será sempre o objetivo comum”, disse.

A sessão terminou com aplausos e algum nervosismo político, deixando antever um mandato de debates intensos na Assembleia Municipal de Palmela.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading