PS desmonta “mentira” do Chega sobre imigração no Montijo
Carlos Anjos, candidato do PS à Câmara do Montijo, acusou o Chega de mentir à população de Pegões sobre o fim da imigração.
A tensão política no Montijo subiu de tom com a resposta do Partido Socialista (PS) às promessas eleitorais do Chega sobre a imigração. Carlos Anjos, ex-inspetor da Polícia Judiciária e conhecido comentador televisivo, que faz parte da lista à Câmara do Montijo, acusou o partido de difundir uma “mentira” junto da população de Pegões.
Num vídeo divulgado nas redes sociais, Carlos Anjos desmontou o discurso do Chega, que tem centrado a sua campanha na promessa de “acabar com a imigração descontrolada” na região. “As câmaras e as juntas de freguesia não têm qualquer poder sobre o controlo da imigração. Quem afirma o contrário, mente”, afirmou o candidato socialista.
O tema domina o debate político local. Pegões, uma freguesia marcada por forte presença de comunidades oriundas do Paquistão e Bangladesh, tornou-se palco de disputas entre as forças partidárias. O Chega promete que, caso vença as eleições autárquicas de 2025, a imigração será “combatida” e “controlada” no concelho.
Carlos Anjos reagiu diretamente a essa proposta, esclarecendo que a competência sobre movimentos migratórios é exclusiva do Governo da República. “Prometer que se acaba com a imigração localmente é enganar as pessoas. Nenhuma junta nem câmara tem poder para isso”, reforçou.
O socialista aproveitou ainda para frisar que o atual Governo já legalizou cerca de 400 mil imigrantes e tem outros 400 mil processos em curso, sublinhando que o país “não pode nem deve fechar-se ao mundo”.
Com as eleições autárquicas à porta, a imigração promete ser um dos temas mais acesos no debate político do Montijo, num clima cada vez mais polarizado entre discursos de inclusão e narrativas populistas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







