Protocolo reforça a Linha SNS 24 e aposta na literacia em saúde
A Linha SNS 24 ganha novo fôlego com a assinatura de um protocolo entre entidades de saúde e freguesias, promovendo a literacia em saúde e a utilização consciente dos serviços, num esforço conjunto para melhorar a eficiência do SNS e aproximar os cidadãos dos recursos disponíveis.

A Linha SNS 24 ganhou um novo impulso com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). O acordo, formalizado no dia 18 de novembro, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, tem como principal objetivo aumentar a visibilidade da Linha SNS 24 e promover a literacia em saúde entre a população.
Com este protocolo, pretende-se reforçar a informação sobre os benefícios da utilização da Linha SNS 24, um serviço essencial para triagem, aconselhamento e encaminhamento de casos não emergentes, como tosse, febre, dores moderadas ou náuseas. Este serviço desempenha um papel fundamental na gestão eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo reduzir a pressão sobre as urgências hospitalares ao evitar deslocações desnecessárias para situações que podem ser resolvidas à distância. A triagem realizada pelo SNS 24 também contribui para poupar tempo aos utentes e melhorar a resposta dos serviços de saúde para os casos mais graves.
A divulgação da Linha SNS 24 é complementada com campanhas de comunicação direcionadas, como a campanha “Falsas Urgências”, também conhecida por “Achismo”. Esta iniciativa, que sensibiliza para a importância de evitar o uso inadequado dos serviços de urgência, valeu à SPMS o troféu de bronze nos Prémios Eficácia 2024, na categoria de Restantes Serviços e Administração Pública, destacando o impacto positivo desta estratégia.
O protocolo prevê ainda a utilização de vários meios para divulgar a Linha SNS 24 e as ações relacionadas com a literacia em saúde. Entre os materiais de comunicação estão previstos ‘flyers’, mupis e vídeos publicitários, visando levar a mensagem a um público mais amplo. Esta aposta visa não só aumentar a proximidade entre os cidadãos e os profissionais de saúde, mas também facilitar o acesso a serviços digitais que simplificam a interação com o SNS.
Este ano, a Linha SNS 24 já registou mais de 2,8 milhões de chamadas, um aumento significativo de 1,2 milhões em relação ao período homólogo. Estes números refletem o crescente reconhecimento da sua importância como porta de entrada para o SNS e como uma ferramenta essencial para a gestão eficiente dos recursos de saúde em Portugal. Com este protocolo, o SNS reafirma o seu compromisso em melhorar a acessibilidade e a eficiência do sistema de saúde, promovendo um futuro mais sustentável e próximo dos cidadãos.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







