Atualidade

Proteção Civil lança aviso devido à passagem da depressão ‘Martinho’

Situação meteorológica vai piorar

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta terça-feira para o agravamento da situação meteorológica no território do continente, nos próximos dois dias.

Em causa está a passagem da depressão ‘Martinho’ que trará consigo precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 48 horas dão nota de um agravamento geral do estado do tempo, caracterizado por aumento da precipitação e do vento, ao final do dia de quarta-feira e princípio da manhã de quinta-feira, colocando o território continental sob avisos laranja e amarelo.

O alerta é dado também para a possibilidade de cheias, uma vez que durante o período de maior precipitação, é a altura da maré cheia nos principais portos e nas zonas de escoamento de águas pluviais, o que pode causar situações de inundação.

«Estamos a preparar a emissão de um SMS à população para as áreas que serão mais afetadas», adiantou o responsável da ANEPC, especificando tratar-se das regiões de Leiria, da Grande Lisboa, incluindo a península de Setúbal, o litoral alentejano, a zona do baixo Alentejo e do Algarve.

O aviso da ANPC aponta para «condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, sobretudo nas regiões Centro e Sul, agitação marítima forte a sul do Cabo Mondego e “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela».

Também a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Isto porque a previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima a norte de Portugal Continental a partir das 06h00 de quinta-feira, 20 de março, até às 06h00 de sexta-feira, 21 de março.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante sul-sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante sul-sudoeste, com uma intensidade média de até 84km/h e rajadas até 152km/h.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela