Distrito de Santarém

Projeto HITTS debate o futuro do património e turismo no Médio Tejo

Durante dois dias, especialistas de Portugal, Espanha e França reuniram-se no Médio Tejo para discutir estratégias de preservação e valorização do património cultural e natural, promovendo um turismo mais sustentável e atrativo na região.

O Médio Tejo foi palco, nos dias 12 e 13 de fevereiro, da terceira reunião transnacional do projeto HITTS — Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability. O encontro, que decorreu na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM), em Tomar, reuniu especialistas de Portugal, Espanha e França visando desenvolver estratégias para a valorização do património e promoção do turismo sustentável.

No primeiro dia, os participantes abordaram temas cruciais como os projetos em desenvolvimento por cada instituição, regras de comunicação, envolvimento de stakeholders e metodologias inovadoras. Um dos destaques foi a discussão sobre a partilha e recriação de uma história comum do território SUDOE, englobando regiões de Portugal, Espanha e França.

A tarde ficou marcada pela intervenção de João Tomaz Simões, professor do Instituto Politécnico de Tomar, que orientou um workshop sobre boas práticas de reutilização e valorização patrimonial no território SUDOE. O primeiro dia terminou com uma visita ao Convento de Cristo, um dos maiores ex-libris culturais de Tomar.

No segundo dia, os trabalhos prosseguiram com foco nas tarefas de execução do projeto HITTS, contando com a participação dos parceiros locais, ADIRN, Pinhal Maior e TAGUS, que contribuíram com as suas perspetivas. Durante a tarde, a comitiva deslocou-se ao concelho de Sardoal, onde visitou a Cooperativa Artelinho e a Quinta do Côro, conhecendo de perto a história e tradição destas entidades, bem como os seus produtos locais.

O projeto HITTS foi criado para enfrentar desafios comuns das regiões rurais do SUDOE, como o despovoamento, envelhecimento populacional e falta de aproveitamento do património cultural e natural. O objetivo é apostar na revitalização do património através da colaboração público-privada, promovendo o enoturismo e um turismo sustentável e ecológico.

A iniciativa conta com oito parceiros internacionais, incluindo a Fundación Huerta de San Antonio (Espanha), Fundación Valle Salado de Añana (Espanha), Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (Portugal) e o Syndicat mixte d’aménagement et de gestion du Parc naturel régional des Grands Causses (França). O projeto é financiado pelo Programa Interreg Sudoe, com apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito