AtualidadeCrime

Projecto da PSP ‘A Solidariedade não tem idade’ sinalizou 4.995 idosos em risco

Em 2012 assinalou-se o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (AEEASG), com o objectivo de gerar melhores condições de envolvência dos idosos no pulsar social, com diminuição da exclusão social e aumento dos apoios sociais necessários que facilitem a sua integração.

Mercê da sua vulnerabilidade, a população idosa é mais propensa à vitimização por crimes contra o património (roubo, burla, extorsão), contra a liberdade pessoal (ameaça, coação, sequestro) e contra a integridade física (ofensas à integridade física, violência doméstica, maus-tratos), associado a outros fatores de risco como o isolamento, abandono e a decadência das condições de vida.

Neste âmbito foi implementado pela PSP o projeto ‘A Solidariedade não tem idade – A PSP Com os Idosos’, que visa garantir as condições de segurança e tranquilidade das pessoas idosas e deste modo prevenir e evitar situações de risco.

Este projeto assenta nos resultados dos Censos 2011 em que a população idosa em Portugal (+65 anos) representa cerca de 19% da população total, sendo que, na última década, o número de pessoas idosas a viver sozinhas ou a residir exclusivamente com outras pessoas com 65 ou mais anos aumentou cerca de 28%.

Entre 2001 e 2011 houve um aumento exponencial de situações propensas ao isolamento social, principalmente da população com as caraterísticas acima mencionadas.

Nos últimos cinco anos a PSP efetuou, no âmbito específico deste projeto, o total de 17.691 contactos com idosos tendo verificado 4.995 em situação de risco, sinalizando 5.881 e encaminhando 5.363 a diversas instituições de apoio e solidariedade social. ​


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito