DestaquePaís

Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, morre aos 74 anos

José Manuel Constantino, que liderava o Comité Olímpico de Portugal desde 2013, morreu este domingo em Lisboa, aos 74 anos, após uma longa batalha contra a doença.

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), faleceu este domingo, em Lisboa, aos 74 anos. O anúncio foi feito durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, marcando um momento de grande tristeza para o desporto português.

Constantino, que ocupava a presidência do COP desde 26 de março de 2013, sucedendo a Vicente Moura, foi uma figura central no desporto em Portugal. Com uma vasta experiência no dirigismo desportivo, liderou importantes instituições como o Instituto de Desporto de Portugal e a Confederação de Desporto de Portugal. Nascido em Santarém a 21 de maio de 1950, José Manuel Constantino foi o primeiro licenciado em Educação Física a presidir ao COP, trazendo uma nova perspetiva ao desporto nacional.

Além da sua contribuição como dirigente, Constantino também era conhecido por sua produção académica, com diversos livros e artigos publicados sobre o fenómeno desportivo. O seu impacto no mundo académico foi reconhecido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto em 2016, e pela Universidade de Lisboa em 2023.

No seu último reconhecimento público, durante uma cerimónia na Faculdade de Motricidade Humana em novembro de 2023, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou-lhe homenagem, destacando a sua incansável dedicação ao serviço do país.

José Manuel Constantino foi também atleta federado de futebol e iniciou a sua trajetória no dirigismo como secretário técnico da direção do Sport Algés e Dafundo em 1985. A sua carreira inclui passagens por várias entidades desportivas, onde ocupou cargos de grande responsabilidade, sempre promovendo o desenvolvimento do desporto em Portugal.

O líder do COP acompanhou recentemente a melhor representação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris, onde o país conquistou quatro medalhas, incluindo um ouro e três pratas em ciclismo e atletismo.

Constantino faleceu após três dias de internamento num hospital em Lisboa, deixando um legado indelével no desporto português. A sua perda é sentida por familiares, amigos e por toda a comunidade desportiva nacional, que se despede de um líder exemplar e de um verdadeiro embaixador do desporto em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito