DestaqueSetúbal
Em Destaque

Presidente da autarquia de Setúbal alerta Governo sobre risco iminente na Arrábida

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, solicitou uma reunião urgente com o Ministério do Ambiente para discutir soluções para um bloco rochoso em risco de queda na Serra da Arrábida.

André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, manifestou preocupação com a segurança dos cidadãos devido a um bloco rochoso instável na Serra da Arrábida, próximo à estrada que liga a praia da Figueirinha ao Portinho da Arrábida. Numa carta enviada à ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, o edil solicitou uma reunião urgente para abordar a situação.

O bloqueio desta estrada foi decidido pela autarquia em fevereiro de 2023, devido ao risco evidente de queda do bloco rochoso, que pesa mais de mil toneladas. Embora a responsabilidade pela resolução do problema recaia sobre o Ministério do Ambiente, a Câmara de Setúbal iniciou esforços para encontrar soluções viáveis.

Após várias tentativas de contacto com o governo anterior, sem sucesso, a autarquia recebeu recentemente um comunicado da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), datado de fevereiro de 2024, indicando um prazo de dois anos para a resolução do problema. Contudo, o presidente considera este prazo inadequado, dada a urgência da situação e o impacto negativo no acesso às praias locais, prejudicando tanto os turistas quanto os negócios locais.

Nesse contexto, André Martins solicitou uma reunião urgente com o novo Governo para encontrar soluções imediatas para garantir a segurança e a acessibilidade na região da Arrábida, tão importante para o turismo e para a economia local.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito