Prepare-se: O ano de 2025 traz aumento de portagens, rendas e pão, mas com boas notícias na eletricidade
Em 2025, as famílias portuguesas enfrentarão aumentos em portagens, rendas, telecomunicações e pão, mas a eletricidade promete aliviar os orçamentos com reduções significativas.

As famílias portuguesas enfrentarão em 2025 uma nova onda de aumentos em serviços essenciais como portagens, rendas e telecomunicações, enquanto o pão também ficará mais caro. Contudo, há um alívio esperado nas contas de eletricidade para muitos consumidores.
Os aumentos mais relevantes incluem:
Portagens: As autoestradas vão registar um aumento de 2,21%, refletindo a inflação sem habitação de outubro, com um acréscimo adicional de 0,1% para compensar concessionárias devido a acordos prévios.
Rendas: Após um recorde de aumento em 2024, as rendas poderão subir 2,16% em 2025, com acréscimos acumulados para inquilinos que não tiveram atualizações nos últimos dois anos.
Telecomunicações: A Altice Portugal confirmou atualizações de preços, exceto para marcas como Uzo e Moche, enquanto a NOS promete congelar os tarifários. Já a Vodafone ainda não divulgou uma decisão oficial.
Transportes: Os transportes públicos vão sofrer uma subida de 2,02%, mas os passes Navegante e bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana mantêm-se inalterados na Área Metropolitana de Lisboa.
Produtos alimentares: O preço do pão continuará a subir, impulsionado pelos custos de produção e o aumento do salário mínimo nacional. O leite e produtos lácteos seguirão a mesma tendência devido aos elevados custos energéticos.
Por outro lado, há boas notícias na eletricidade. No mercado regulado, uma alteração legislativa reduzirá a fatura graças à aplicação da taxa reduzida de IVA (6%), resultando numa descida entre 0,82 e 0,88 euros. Já no mercado liberalizado, a EDP Comercial e a Galp anunciaram cortes de 6% a 7% nos custos de eletricidade.
Apesar do alívio pontual na energia, 2025 será um ano de desafios financeiros para as famílias portuguesas, com aumentos que atingem desde as deslocações ao básico no supermercado.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito