Prémio Jovem Talento da Gastronomia passa por Setúbal
Etapa de hoje consistiu em duas provas (comida vegetariana e arroz), e que irão continuar até aos dias 4 e 5 dezembro, quando se irá realizar a final, no Estoril.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal foi palco nesta sexta-feira de uma das semifinais do Prémio Jovem Talento da Gastronomia, a principal competição nacional dirigida a estudantes de restauração e hotelaria.
As atividades da manhã dividiram-se entre um briefing na sala do pequeno-almoço, sobre combate ao desperdício alimentar, a Prova Plant Based by Bonduelle, na cozinha da Escola, e um roadshow, no auditório.
As provas individuais Plant Based by Bonduelle, envolveram a confeção de pratos vegetarianos, com seis concorrentes, e avaliadas por seis jurados, em todas as etapas da preparação. Após o término, os pratos foram expostos no andar de baixo do auditório, e incluíam sabores da horta, mil folhas de batata com migas de quinoa, e grãozada vegan. As provas continuaram na parte da tarde, com o nome “Prova Tradição”, consistindo na confeção de pratos de arroz, com o patrocínio do Arroz Bom Sucesso.
Catarina Amado, responsável de comunicação das Edições do Gosto, organizadora do prémio, revelou, ainda, que as provas não ficarão por aqui: haverão mais duas semifinais, no dia 14 de novembro, em Esposende, e no dia 19, no Entroncamento, seguidas de uma final, nos dias 4 e 5 de dezembro, no Estoril.
Em simultâneo, realizou-se um roadshow no auditório, moderado por Wilson Pires, bartender com uma vasta experiência profissional na área, em bares como o Tales & Spirit, em Amesterdão, ou Floreria Atlantico, em Buenos Aires, um dos autores dos cocktails em lata Verso, que, em Setúbal, é comercializada no espaço Rafeira Tarpoom & Bayou BBQ. O roadshow contou com as apresentações dos chefes Flávio Silva, que falou da importância do ovo e da empresa Derovo, “líder na comercialização de ovo líquido”, Miguel Neves, que falou da Cozinha Recheio, e Filipe Ramalho, que falou do “brinquedo favorito dos cozinheiros”, a faca, com o patrocínio da ICEL, líder no setor de cutelaria.
Na parte da tarde, o roadshow contou com a presença do chefe Luís Gaspar, que falou da importância do arroz na gastronomia portuguesa, Wilson Pires e a aplicação da criatividade na gastronomia, e o chefe Bruno Rocha, com a cozinha vegetariana.
As apresentações foram intercaladas com exibições de vídeos promocionais, provas de conhecimentos, envolvendo membros da audiência, e com a distribuição de amostras de comida pelo público. À medida que o evento avançava, foram colocadas mais cadeiras no auditório, para acomodar a audiência crescente, e com interesse em acompanhar as apresentações.
O prémio é organizado pelas Edições do Gosto, e conta como principais patrocinadores a Cozinha Recheio, Arroz Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle Food Service, e Derovo Group, sendo o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave o patrocinador institucional. Conta, ainda, com as parcerias de Prochef Grupo, Plateform Rui Sanches, e Caetano Auto, com os apoios das Escolas de Turismo de Portugal, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), Dig-in, REDE-T, e Sara HACCP Digital. A loiça oficial tem a marca da Mesa Ceramics, com a INTER Maganize a servir como revista oficial.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito