Preço do Pescado Dispara 5,4% em 2024: Sardinha lidera vendas nas lotas portuguesas
O preço médio do pescado nas lotas de Portugal Continental subiu 5,4% em 2024, atingindo os 2,39 euros por quilo. A sardinha recuperou o topo das espécies mais transacionadas, enquanto Peniche liderou em volume de negócios.

O preço do pescado nas lotas e postos de venda geridos pela Docapesca registou um aumento significativo de 5,4% em 2024, fixando-se nos 2,39 euros por quilo. Este crescimento foi transversal a todos os segmentos da frota, com destaque para as embarcações de arrasto, que viram os preços subir 18,4%. As embarcações polivalentes e do cerco também acompanharam esta tendência, com aumentos de 4,5% e 3,1%, respetivamente.
Peniche destacou-se como a lota com o maior volume de negócios, alcançando 38,4 milhões de euros em vendas. Seguiu-se Sesimbra com 33,2 milhões de euros, Matosinhos com 29,5 milhões de euros, Vila Real de Santo António com 18,1 milhões de euros e Aveiro com 16 milhões de euros. No total, as lotas do continente transacionaram 247,7 milhões de euros em pescado.
Em termos de volume, Sesimbra liderou com 22,8 mil toneladas, seguida por Matosinhos com 19,1 mil toneladas, Peniche com 14,5 mil toneladas, Figueira da Foz com 8,1 mil toneladas e Aveiro com 5,5 mil toneladas. No total, foram comercializadas 103,6 mil toneladas de pescado a nível nacional.
A sardinha recuperou o primeiro lugar entre as espécies mais transacionadas, seguida pela cavala, carapau e biqueirão. Em termos de valorização, o verdinho foi o que mais aumentou, com um crescimento impressionante de 40%.
A Docapesca investiu mais de 4,2 milhões de euros em 2024, permitindo avançar na certificação do sistema de gestão de segurança alimentar em 15 lotas, segundo o referencial ISO22000.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito