AmbienteDestaqueSantiago do Cacém
Em Destaque

Praias de Santiago do Cacém voltam a hastear Bandeira Azul em 2026

As praias da Costa de Santo André, Fonte do Cortiço e Monte Velho voltam a receber o galardão Bandeira Azul na época balnear de 2026. A abertura oficial da época balnear no concelho está prevista para 13 de junho.

Distinção de Bandeira Azul reconhece qualidade ambiental das praias em Santiago do Cacém

As praias do município de Santiago do Cacém (Costa de Santo André, Fonte do Cortiço e Monte Velho) voltam a ser distinguidas com a Bandeira Azul na época balnear de 2026.

Este é um galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, símbolo internacional de qualidade ambiental, segurança e serviços nas zonas balneares. Por outro lado, a abertura da época balnear no concelho está marcada para o dia 13 de junho.

A atribuição deste galardão representa, para a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na promoção ambiental, preservação dos ecossistemas e sensibilização da população para práticas sustentáveis.

Ademais, a autarquia sublinha que uma praia com Bandeira Azul é sinónimo de qualidade ambiental e de excelência das condições balneares.

Praias também distinguidas com Qualidade Ouro

Além da Bandeira Azul, as praias da Fonte do Cortiço e da Costa de Santo André receberam igualmente a distinção de Bandeira Praia Qualidade Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Este galardão pretende destacar as praias que, ao longo de vários anos consecutivos, apresentam águas balneares classificadas como de qualidade excelente, nos termos definidos pela legislação em vigor. A distinção procura, aliás, reforçar a confiança dos banhistas relativamente à qualidade da água destas zonas balneares.

14 ações de educação ambiental aprovadas

A candidatura à Bandeira Azul implica a apresentação de projetos e iniciativas de educação ambiental. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém candidatou 14 ações, todas aprovadas.

Entre as iniciativas previstas estão a colocação de um outdoor nas praias do concelho alusivo aos “40 anos de Bandeira Azul”, o lançamento do livro “Brincar Azul” e a apresentação da peça de teatro de marionetas “Murta, a guardiã da floresta”.

O programa inclui igualmente a exposição “A tua espécie não me é estranha”, a caminhada “Passeios pela nossa Terra: caminhada do horizonte azul” e a excursão sénior ao Oceanário de Lisboa intitulada “Um passeio, mil sorrisos, um oceano de emoções”.

Sensibilização ambiental junto da comunidade

As ações contemplam também projetos de sensibilização ambiental dirigidos à comunidade e às escolas, como o projeto HORECA “Vamos dar vida às sobras”, a iniciativa “Cápsula do Ambiente e Monstros do Lixo”, na praia da Costa de Santo André, e a campanha “Eu Reciclo”.

Estão ainda previstas visitas ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA) com a temática “Biodiversidade acessível, inclusão visível”, bem como ações de sensibilização sobre o uso sustentável da água através da iniciativa “Água é Vida, Não a desperdice”.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela