Portugueses trabalham agora menos horas do que antes da pandemia
Conclusão de um relatório sobre o mercado de trabalho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Segundo o relatório “OCDE Emprego Outlook 2023”, os portugueses trabalham em média menos 4% de horas agora em comparação com o período anterior à pandemia.
Relativamente às horas trabalhadas por trabalhador por conta de outrem, “na Letónia, Nova Zelândia, Eslovénia e Polónia [estas] aumentaram mais de 2%, enquanto diminuíram mais de 4% na Irlanda, Eslováquia, Portugal, Áustria e Coreia”, segundo o documento apresentado esta terça-feira. Estes dados dizem respeito ao período entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2023.
Os dados da OCDE revelam ainda que os salários reais por hora caíram em muitas indústrias e países da OCDE, enquanto o custo de vida aumentou. “No primeiro trimestre de 2023, apesar da recuperação dos salários nominais, o crescimento anual real dos salários foi negativo em 30 dos 34 países com dados disponíveis, com uma queda média de 3,8%”, sustenta a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Em Portugal, sublinhe-se, a redução foi de 3,5%.
O relatório da OCDE indica ainda que o emprego deve continuar a crescer para 5,2% no quarto trimestre de 2024, embora com aumentos relativamente maiores de cerca de 0,75 ponto percentual ou mais esperados na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito