DestaqueMundo
Em Destaque

Portugueses detidos na flotilha rumo a Gaza deverão ser libertos ainda hoje

Os quatro portugueses que seguiam na missão humanitária Flotilha Global Sumud com destino à Faixa de Gaza deverão ser libertados ainda este domingo, após vários dias detidos em Israel.

Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves deverão ser libertos nas próximas horas, após terem sido detidos pelas forças israelitas quando integravam a missão Flotilha Global Sumud, que navegava rumo à Faixa de Gaza visando entregar ajuda humanitária.

A informação foi avançada por fontes diplomáticas, que indicam que a libertação dos ativistas portugueses poderá ocorrer ainda este domingo, embora as autoridades israelitas não tenham confirmado oficialmente.

A flotilha, composta por cerca de 50 embarcações, foi intercetada entre quarta e quinta-feira ao largo do Mediterrâneo, em águas internacionais, quando tentava furar o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza.

Durante a detenção, Mariana Mortágua fez chegar à família uma mensagem escrita à mão, onde relatava estar “sem comida e água há 48 horas” e apelava à realização de uma manifestação em solidariedade com os detidos. A coordenadora do Bloco de Esquerda encontra-se numa cela com outras 12 pessoas.

A organização da flotilha denunciou maus-tratos, agressões e privação de água potável aos mais de 440 participantes que se encontram presos na prisão de Ketziot, no deserto do Negev, no sul de Israel. Há também relatos de medicamentos retidos e de dificuldades no acesso a cuidados básicos.

Entre os detidos estão ainda dezenas de cidadãos de várias nacionalidades, incluindo espanhóis, italianos, turcos, malaios, tunisinos, brasileiros, franceses, britânicos e norte-americanos, entre outros.

Israel deverá iniciar nas próximas horas o processo de deportação gradual dos ativistas estrangeiros, enquanto os governos europeus acompanham de perto a situação dos seus cidadãos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela