Portugueses brilham no Dakar 2025: Dois no pódio após épica etapa de 48 horas
Dois portugueses brilham no Dakar 2025, com Gonçalo Guerreiro e Alexandre Pinto a ocuparem lugares no pódio após uma intensa etapa de 48 horas na Arábia Saudita.
Dois pilotos portugueses destacaram-se na 47.ª edição do Rali Dakar, na Arábia Saudita, ao alcançarem posições de pódio após uma intensa etapa de 48 horas. Gonçalo Guerreiro, da equipa Red Bull, ocupa provisoriamente o segundo lugar na categoria Challenge, destinada a veículos ligeiros. Alexandre Pinto, na estreia na categoria SSV, alcançou a terceira posição.
Na categoria Challenge, Gonçalo Guerreiro terminou os 967 quilómetros cronometrados na quinta posição, ficando a apenas 6 minutos e 18 segundos do vencedor, o neerlandês Paul Spierings. Já Luís Portela de Morais, também português, garantiu o sétimo lugar na etapa, ocupando provisoriamente a oitava posição na classificação geral.
Alexandre Pinto, que compete pela equipa Old Friends na categoria SSV, completou a etapa a 38 minutos e 8 segundos do vencedor, o norte-americano Brock Heger. O piloto português ocupa agora o terceiro lugar geral da categoria, estando a 1 hora, 2 minutos e 49 segundos do líder, Xavier de Soultrait.
Nem todos os portugueses tiveram uma prova tranquila. João Dias, da equipa Santag, enfrentou problemas mecânicos ao quilómetro 677, o que exigiu a intervenção dos meios de socorro.
Nos automóveis, João Ferreira, ao volante de um Mini, terminou a etapa na 14.ª posição, apesar de uma penalização de oito minutos por excesso de velocidade em zona controlada. O piloto, navegado por Filipe Palmeiro, considera que o desafio foi superado com sucesso, apesar das dificuldades iniciais. “O tempo no Dakar é relativo. Cada minuto pode fazer a diferença, mas também se recupera com estratégia”, comentou Ferreira, que ocupa o 12.º lugar da geral, a 36 minutos e 23 segundos do líder, Henk Lategan.
Outros destaques incluem o piloto espanhol Carlos Sainz, que sofreu um acidente e perdeu mais de uma hora e meia, enquanto Sébastien Loeb minimizou perdas após problemas mecânicos, terminando em sétimo lugar na etapa.
Nas duas rodas, o australiano Daniel Sanders segue invencível, somando mais uma vitória. O português Rui Gonçalves foi o melhor da categoria, terminando em 24.º lugar, enquanto António Maio e Bruno Santos fecharam em 27.º e 36.º posições, respetivamente.
A próxima etapa, que terá início na terça-feira, levará os pilotos de Bisha a Al Henakiyah, com um total de 847 quilómetros, dos quais 495 serão cronometrados. A prova promete mais emoção, com portugueses em destaque e prontos para superar novos desafios.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito