Sesimbra

Português suspeito de terrorismo foi detido em Sesimbra, na Quinta do Conde.

Homem de 32 anos é suspeito de autoadoutrinamento terrorista e "encontra-se indiciado pela prática de infrações terroristas e adesão a grupo terrorista".

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na passada quinta-feira, na localidade da Quinta do Conde, em Sesimbra, um cidadão português de 32 anos, alvo de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades espanholas. O homem é suspeito de divulgar propaganda associada a organizações como o Daesh e a Al-Qaeda.

Segundo o comunicado oficial da PJ, a detenção foi realizada pela Unidade Nacional de Contraterrorismo, “no âmbito de investigação desenvolvida pela Guardia Civil, na sequência de factos ocorridos em outubro de 2024, na cidade de Huelva”.

A Guardia Civil está a investigar o detido “desde 2021” por consumir “continuamente propaganda oficial de organizações terroristas como DAESH e Al-Qaeda”. Durante este període terá feito “declarações sobre ideologia jihadista e expressando a sua intenção de viajar para uma zona de conflito para se juntar a essas organizações”.

O suspeito terá regressado a Portugal, refugiando-se na Quinta do Conde, na condição de sem-abrigo. A Polícia Judiciária e a Guardia Civil “estabeleceram linhas de contato direto para monitorizar e alargar a recolha de informação sobre este suspeito”, que agora foi detido por “prática de infrações terroristas e adesão a grupo terrorista”, pode ler-se no comunicado da PJ.

O caso ganhou visibilidade em vários órgãos de comunicação social portugueses que destacaram a partilha reiterada de conteúdos extremistas nas redes sociais e o ataque falhado em Espanha com uma chave de fendas. O Diário do Distrito contactou a Polícia Judiciária com o objetivo de confirmar os detalhes do envolvimento do suspeito na disseminação de propaganda jihadista e pertença a grupo terrorista. No entanto, a PJ limitou-se a responder que “não pode revelar detalhes de uma investigação em curso”.

O suspeito foi presente esta sexta-feira ao Tribunal da Relação para interrogatório.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito