Economia
Em Destaque

Portugal lidera alta dos preços de casas na Zona Euro: aumento impressionante de 3,7%

Portugal registou a maior subida dos preços das casas na Zona Euro no terceiro trimestre de 2024, destacando-se com um aumento de 3,7%, bem acima da média europeia.

No terceiro trimestre de 2024, Portugal assumiu o topo da lista de aumentos nos preços das casas na Zona Euro, registando um crescimento expressivo de 3,7% em comparação com o trimestre anterior. Este valor ultrapassa largamente a média de 1,4% observada nos países da moeda única, segundo os dados mais recentes do Eurostat, divulgados a 10 de dezembro.

Apesar do aumento de preços ter abrandado ligeiramente em relação ao segundo trimestre (quando o crescimento foi de 3,9%), Portugal mantém-se entre os líderes no aumento dos preços da habitação. Este abrandamento é refletido também na média da Zona Euro, onde os preços cresceram 1,4%, abaixo dos 1,9% registados no trimestre anterior.

Em comparação homóloga, ou seja, relativamente ao terceiro trimestre de 2023, o crescimento dos preços das casas em Portugal foi ainda mais impressionante: 9,8%, posicionando o país no ‘top 4’ da Zona Euro. Este aumento coloca Portugal atrás apenas da Croácia (12,3%), dos Países Baixos (10,3%) e da Irlanda (9,9%).

Paralelamente, os dados também mostram uma análise a longo prazo. Desde 2010, os preços das casas em Portugal mais do que duplicaram (+113%), um fenómeno que acompanha uma tendência europeia, onde o crescimento foi mais expressivo na Hungria e Estónia, com aumentos superiores a 200%.

Por outro lado, as rendas cresceram de forma mais moderada. Entre 2010 e o terceiro trimestre de 2024, subiram 26% na União Europeia e cerca de 40% em Portugal. Contudo, a disparidade entre o aumento das rendas e dos preços de compra de habitação evidencia o impacto crescente no acesso à habitação.

Esta realidade reflete não apenas a evolução económica e a procura no setor imobiliário, mas também o desafio crescente de garantir habitação acessível para a população, num mercado marcado por subidas contínuas e rápidas nos preços.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito