Desporto

Portugal conquista seis medalhas no arranque dos Mundiais de natação para Síndrome Down

Portugal arrecadou seis medalhas, duas das quais de ouro, e bateu um recorde mundial no primeiro dia de competição da 10.ª edição dos Mundiais DSISO (Organização Internacional de Natação para Síndrome Down), que decorrem até sábado em Albufeira.

Na jornada inaugural, esta segunda-feira, além dos dois títulos mundiais masculinos, conseguidos por Vicente Pereira (na foto) e José Vaz, nos 100 metros livres e 200 bruços, respectivamente, Portugal alcançou três medalhas de prata e uma de bronze.

Nas Piscinas Municipais de Albufeira, João Vaz conquistou o ouro e tornou-se recordista mundial dos 200 metros bruços, ao nadar em 3.08,33 minutos, fazendo cair a marca de 3.09,62, que pertencia ao britânico Daniel Rumsey.

Na mesma prova, José Vieira foi medalha de bronze, com a marca de 3.38,75, atrás do britânico Will Reed, que conquistou a prata.

Na primeira final da tarde, o nadador do Sporting Vicente Pereira conseguiu o primeiro ouro masculino para Portugal em competições mundiais, na prova dos 100 metros livres, com a marca de 1.08,05, na qual André Almeida conseguiu a prata.

Pouco mais de meia hora depois, Vicente Pereira ‘bisou’, ao conseguir a sua segunda medalha na competição, arrecadando a prata na final dos 50 metros costas, prova na qual Diogo Reis foi oitavo.

Além de Vicente Pereira, também André Almeida fechou o dia com duas medalhas, pois juntou a prata conseguida à tarde nos 100 livres que já tinha conquistado durante a manhã, na final directa dos 400 metros livres.

Na estafeta dos 4×100 metros estilos, o quarteto português formado por André Almeida, João Vaz, Vicente Pereira e Diogo Matos terminou na segunda posição, mas acabou por ser desclassificado, devido a uma irregularidade na partida de um dos nadadores.

A 10.ª edição do Mundial DSISO de natação adaptada e natação artística junta cerca de 200 atletas, entre os quais 10 portugueses.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito