Portugal em alerta: três concelhos em risco máximo de incêndio e quase cem em perigo muito elevado
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira três concelhos dos distritos da Guarda e de Coimbra em risco máximo de incêndio, com perto de uma centena em perigo muito elevado.

O perigo de incêndio volta a aumentar em várias regiões do país. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra (Coimbra) estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio rural, devido às condições meteorológicas que favorecem a propagação das chamas.
Segundo o IPMA, cerca de uma centena de concelhos do interior Norte, Centro e Algarve apresentam perigo muito elevado, o segundo nível mais grave da escala que vai de reduzido a máximo.
O índice de risco é calculado com base em variáveis como temperatura do ar, humidade relativa, intensidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas, fatores que têm contribuído para o aumento do perigo nas últimas semanas.
Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado a partir da manhã, de norte para sul, com possibilidade de chuva fraca e dispersa no litoral Norte e Centro, sobretudo no Minho e Douro Litoral.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, podendo atingir rajadas até 40 km/h nas serras algarvias durante a manhã e nas terras altas do Norte ao final do dia.
Prevê-se ainda uma ligeira subida das temperaturas máximas no litoral Norte e Centro, com valores a oscilar entre os 21 graus na Guarda e os 30 em Santarém, Setúbal e Évora.
As autoridades voltam a apelar à prudência da população, sobretudo nas zonas de floresta, lembrando que qualquer faísca pode dar origem a um incêndio nas atuais condições de calor e vento.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







