Portugal é um dos maiores desperdiçadores de alimentos na Europa: como combater este problema?
Portugal é um dos maiores desperdiçadores de alimentos da Europa, com sérias implicações económicas e ambientais. Saiba como combater este problema.
![](https://diariodistrito.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/11/lunch-box-5349342_1280-780x470.jpg)
Arranca hoje a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma iniciativa que este ano se concentra no alarmante desperdício alimentar. Segundo dados recentes da EUROSTAT, Portugal ocupa o quarto lugar na União Europeia no ‘ranking’ dos países que mais desperdiçam comida.
Estes números são inquietantes: em média, cada português deita fora 2,38 kg de alimentos semanais, o que se traduz num gasto anual de 350 euros em produtos que nunca chegam a ser consumidos. Para além das perdas financeiras, o impacto ambiental é avassalador, já que o desperdício alimentar semanal de cada cidadão português resulta na emissão de mais de seis quilos de dióxido de carbono e no uso desnecessário de 1.928 litros de água.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 16 a 24 de novembro, visa sensibilizar os cidadãos para a adoção de práticas mais sustentáveis, com foco este ano no combate ao desperdício alimentar.
Para isso, são recomendadas medidas simples, mas eficazes, como o planeamento das refeições, a criação de listas de compras ajustadas às reais necessidades, o armazenamento adequado para prolongar a validade dos alimentos e o reaproveitamento de sobras em novas receitas. É também essencial educar para a correta interpretação das datas de validade, distinguindo entre “consumir até” e “consumir de preferência antes de”.
O desperdício alimentar não é apenas uma questão económica, mas também ambiental e ética. É urgente mudar comportamentos e adotar hábitos que promovam uma gestão mais consciente dos recursos. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos desafia-nos a refletir e agir, porque, como afirma o lema deste ano, “o melhor desperdício é aquele que não é produzido”.
Mais informações sobre esta campanha estão disponíveis no site oficial: ewwr.eu.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
![](https://diariodistrito.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/11/JMSP-reparacoes.jpg)