EconomiaSines

Portugal e Namíbia unem-se para criar corredor logístico verde: o futuro do comércio sustentável começa em Sines

APS e Namport assinam Memorando de Entendimento para desenvolver um corredor logístico sustentável entre Sines e a Namíbia, com foco em energia limpa e digitalização.

Portugal e a Namíbia deram um passo decisivo para o futuro do comércio sustentável. A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Namibian Ports Authority (Namport) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa criar um corredor logístico verde, assente em sustentabilidade energética e ambiental, com uma forte componente digital.

Este acordo, enquadrado na iniciativa Global Gateway da Comissão Europeia, que disponibiliza 300 mil milhões de euros para investimentos em infraestruturas sustentáveis, posiciona o Porto de Sines como um hub logístico europeu estratégico. A sua localização geoestratégica e características naturais fazem dele um ponto-chave para o desenvolvimento deste projeto.

Por outro lado, a Namíbia destaca-se pelo seu potencial na produção de energia limpa, com especial foco no hidrogénio verde (H2 verde). Os portos de Walvis Bay e Lüderitz assumem um papel central nesta parceria, facilitando a exportação de matérias-primas críticas, combustíveis sintéticos e hidrogénio verde.

Esta colaboração, válida por cinco anos, pretende fortalecer as relações comerciais e institucionais entre os dois países, consolidando-os como hubs energéticos estratégicos no Atlântico. Além disso, promove a criação de um corredor logístico que facilitará a movimentação de produtos essenciais para a transição energética global.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito