Portugal dá passo gigante na promoção do mundo rural com novo protocolo de cooperação
Portugal reforça a aposta no vinho, olivicultura e cortiça com acordo que promete dinamizar territórios e atrair turismo de qualidade.

Um protocolo de cooperação inédito foi firmado entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a SEDES — Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, durante a Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2024, realizada no dia 18 de janeiro, em Almeirim. Este acordo surge visando impulsionar iniciativas relacionadas com os territórios vinhateiros, olivícolas e corticeiros de Portugal, promovendo ações de sensibilização e seminários que valorizem o mundo rural.
Álvaro Beleza, presidente da SEDES, destacou o simbolismo deste protocolo, sublinhando que “Portugal é o maior consumidor de vinho per capita do mundo e o quarto maior produtor”, uma realidade que reforça a importância de valorizar a agricultura como parte integrante da identidade nacional. O dirigente foi ainda mais longe, lançando o desafio de promover a navegabilidade no rio Tejo, seguindo o exemplo do Douro, com o intuito de atrair turismo de alta qualidade para a região.
Este acordo reflete um compromisso entre as duas entidades para desenvolver e divulgar ações que promovam os produtos e as tradições dos territórios rurais portugueses. A iniciativa não só reforça o posicionamento de Portugal como referência no setor vinícola, mas também amplia a projeção mundial do país nas áreas da agricultura e turismo.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito