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Portugal começa a recuperar do apagão nacional

A REN garante que a rede elétrica nacional já está estabilizada, embora persistam falhas pontuais de eletricidade, telecomunicações e abastecimento de água em algumas zonas do país.

Após o apagão que afetou grande parte do território nacional na segunda-feira, a situação começa a normalizar-se em várias regiões do país, embora persistam dificuldades em alguns locais, onde ainda faltam eletricidade, rede de telecomunicações e abastecimento de água.

A Redes Energéticas Nacionais (REN) informou à CNN Portugal que “pouco antes das 23h30 do mesmo dia já tinha todas as subestações da Rede Nacional de Transporte repostas” e que, neste momento, “a rede está perfeitamente estabilizada”. 

A empresa, responsável pelo transporte de eletricidade e gás natural e pela gestão do Sistema Elétrico Nacional e do Sistema Nacional de Gás Natural, refere que o incidente foi “absolutamente excecional” e de “origem externa”, embora a causa concreta da falha ainda não tenha sido identificada.

Com a estabilização da rede, o Ministério da Educação emitiu um comunicado a informar que, “atendendo à reposição de energia elétrica e de fornecimento de água em todo o país durante a noite, os estabelecimentos de ensino devem hoje, terça-feira, reabrir e funcionar com toda a normalidade”. 

Diversas faculdades em Lisboa já haviam anunciado, ainda na noite anterior, que as atividades letivas seriam retomadas no dia 29, desde que houvesse condições energéticas para tal.

No setor dos transportes públicos, a circulação está gradualmente a voltar ao normal:

  • Os Comboios de Portugal já tem o site em funcionamento, embora não tenha emitido indicações específicas sobre constrangimentos relacionados com o apagão;
  • A Fertagus, que liga Lisboa à Margem Sul, retomou a circulação normal desde as 5h00 desta terça-feira;
  • O Metro do Porto anunciou através das redes sociais que retomou a circulação às 6h00;
  • A Carris Metropolitana garantiu que os autocarros estão a operar normalmente, mas aconselha os utentes a contactarem o número +351 21 361 3000 caso enfrentem atrasos prolongados;
  • O Metro de Lisboa já voltou a funcionar normalmente.

O setor das telecomunicações também apresenta sinais de recuperação:

  • A MEO informa no seu site que os serviços estão “normalizados nas zonas onde a energia já foi reposta”, sendo a prioridade “garantir que as telecomunicações vão sendo restabelecidas, a par da reposição de energia”;
  • A Vodafone declarou que está a “trabalhar para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e o menor impacto possível” da falha energética, prometendo restabelecer os serviços “à medida que a rede elétrica for sendo reposta”;
  • A NOS ainda não divulgou qualquer informação nos seus canais oficiais, mas os serviços já estão a funcionar em várias áreas com energia restabelecida.

Aeroportos e abastecimento de água

Nos aeroportos de Lisboa e do Porto, as operações já foram retomadas, com voos a descolar e aterrar com normalidade. Apesar de algumas zonas do país terem registado dificuldades no abastecimento de água, a situação começou a ser resolvida ainda na noite de segunda-feira.

Do lado espanhol, a distribuidora Red Eléctrica anunciou que, às 7h00 (hora local), todas as subestações elétricas do território continental já estavam operacionais, com 99,95% da procura de eletricidade restabelecida em Espanha.

A origem exata do apagão continua sob investigação, mas a REN garante que a infraestrutura portuguesa está estável e que Portugal deverá regressar à normalidade nas próximas horas.


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